445.
Desejo ser Católico novamente.
 
PERGUNTA: Fui criado na religião católica, mas por circunstancias da vida me tornei evangélico. Hoje vejo que foi uma decisão equivocada. O que devo fazer para me tornar católico novamente?
» LEIA A RESPOSTA
444.
Oblação de Maria
 
PERGUNTA: O que significa oblação de Maria?
» LEIA A RESPOSTA
443.
Depressão e Suicídio
 
PERGUNTA: Tenho 64 anos e estou altamente depressivo. Muitas vezes me vejo impulsionado para o suicídio. Rezo muito e está é minha fonte de energia. Sou divorciado e vivo com outra mulher. Minha aflição e muito grande. O padre conhecendo-me perdoou e me autorizou a comungar. Creio na benção dele porque é o que mais quero. Ainda assim estou muito depressivo, quase sem controle sob mim mesmo.
» LEIA A RESPOSTA
442.
Casamento entre religiões diferentes
 
PERGUNTA: Meu noivo e eu estamos preparando para nos casar. Porém ele não fez a primeira eucaristia e nem é crismado. E para piorar, ele é batizado em outra religião. Uma religião deferente da minha, que sou católica. Ele é batizado na religião adventista. Mas queremos nos casar no religioso, com aqueles procedimentos normais. Gostaria de saber se mesmo somente com o batismo dele em outra religião podemos nos casar na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
441.
Experiência de Deus
 
PERGUNTA: Experiência de Deus. Gostaria de uma explicação mais profunda sobre isso.
» LEIA A RESPOSTA
440.
Água Benta
 
PERGUNTA: Uma garrafa com água benta pela metade quando completada a capacidade que falta, com água comum, toda a água fica benta?
» LEIA A RESPOSTA
439.
União ilegítima
 
PERGUNTA: Não sou casada, mas vivo com o pai de minha filha há três anos. Nenhum de nós dois somos casados. Eu posso comungar? Estou pecando?
» LEIA A RESPOSTA
438.
Estou apaixonado por um padre
 
PERGUNTA: Estou apaixonada pelo padre da minha paróquia. Vou à missa todos os domingos, mas não por Deus, mas para vê-lo. O que eu faço? Será que é necessário ir falar com ele e explicar tudo? Qual primeiro passo?
» LEIA A RESPOSTA
437.
Bênção para um casamento ilegítimo
 
PERGUNTA: Meu noivo e eu vamos nos casar no civil e faremos uma festa. Porém ele já foi casado na Igreja e já sabemos que não se pode casar novamente. Nada disso faria sentido se nós não recebermos uma benção do padre no dia da festa. Isto e possível? A Igreja Católica permite que um Padre dê uma benção para um casal nessas condições?
» LEIA A RESPOSTA
436.
Divorciados para Padrinhos de Casamento
 
PERGUNTA: Meu irmão me chamou para ser madrinha de seu casamento. Eu e meu namorado. Eu sou divorciada e ele também. Podemos ser padrinhos do casamento religioso do meu irmão nesta situação?
» LEIA A RESPOSTA
435.
Divórcio no Civil e Casamento no Religioso
 
PERGUNTA: Vou me casar e já fizemos meu noivo e eu, a entrevista com o padre. Meu noivo foi casado somente no civil e já se divorciou. Na entrevista o padre perguntou o nome da ex-mulher o meu noivo e anotou no formulário da entrevista. Isto é necessário? Será que vai haver algum impedimento para realização do meu casamento? Estou muito preocupada.
» LEIA A RESPOSTA
434.
Comunidades sem Ministro
 
PERGUNTA: A comunidade que não tem ministro deve deixar o Santíssimo no Sacrário?
» LEIA A RESPOSTA
433.
Casamento com disparidade de culto
 
PERGUNTA: O que é casamento com disparidade de culto?
» LEIA A RESPOSTA
432.
CAEP
 
PERGUNTA: Li o seu artigo que fala sobre o CAEP e gostei muito. Na minha comunidade existe o CAE, mas ele não tem um regimento. Gostaria de saber se poderia me mandar um modelo de regimento do CAEP? Se não puder me atender eu agradeço mesmo assim, pois o artigo que o senhor escreveu me ajudou muito.
» LEIA A RESPOSTA
431.
Casamento entre religiões diferentes
 
PERGUNTA: Meu namorado é evangélico e eu sou católica. Nós estamos querendo nos casar, mas não quero me casar somente no civil. Quero me casar também na igreja. O que devo fazer? E quando tivermos filhos, devo batizá-lo na Igreja Católica assim que nascer ou aguardar como se faz na igreja evangélica?
» LEIA A RESPOSTA
430.
Divórcio no civil e Casamento no Religioso
 
PERGUNTA: A pessoa que foi casada apenas no civil e se divorciou pode se casar na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
429.
Padrinhos de Consagração
 
PERGUNTA: Eu gostaria de saber, se a madrinha de consagração precisa participar da reunião que tem com os padrinhos de sacramento antes do batismo?
» LEIA A RESPOSTA
428.
Bênção para união ilegítima
 
PERGUNTA: Meu namorado e eu estamos morando juntos, e para ele o casamento não faz diferença. Ele diz que o casamento, ou um papel, não fará diferença no nosso relacionamento, mas para mim faz. Queria saber se tem como nós recebermos apenas uma benção do padre, sem a realização do casamento? Com isso eu viveria mais em paz comigo mesma.
» LEIA A RESPOSTA
427.
Virgem aos 47 anos
 
PERGUNTA: Tenho 47 anos e ainda sou virgem e tenho vergonha, porque as pessoas acham que tem algo de errado comigo. Parece que vivo em outro mundo. Como devo agir nesta situação?
» LEIA A RESPOSTA
426.
Vivo em adultério...
 
PERGUNTA: Sou casada faz nove anos. Há um ano e meio vivo em situação de adultério. Estou tentando me separar, mas meu marido não aceita porque ele diz que o casamento á para vida inteira. Porém, eu não sou feliz ao lado dele. Temos um filho de cinco anos e não sei o que fazer
» LEIA A RESPOSTA
425.
Posso batizar minha filha novamente?
 
PERGUNTA: Minha filha já foi batizada. Posso batizá-la novamente?
» LEIA A RESPOSTA
424.
Madrinha de Crisma em união ilegítima
 
PERGUNTA: Sou batizada, crismada, católica praticante, catequista, mas moro há cinco anos com meu esposo sem ter recebido o sacramento do matrimônio. Poderei ser madrinha de crisma?
» LEIA A RESPOSTA
423.
Confissão com padre sem estola
 
PERGUNTA: Fui me confessar e o padre não usou a estola. A confissão tem o mesmo valor?
» LEIA A RESPOSTA
422.
O processo e taxas da Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Minha namorada está passando pelo processo de nulidade do seu matrimônio. O processo já está bem encaminhado! Eu a amo e não vejo a hora dessa nulidade ser comprovada para que possamos regularizar nossa situação perante Deus. O problema é o seguinte: o nosso pároco que esta nos auxiliando disse que existe uma carta que ele pode encaminhar ao tribunal eclesiástico para que nós possamos pagar apenas metade da taxa para o processo de nulidade (pois estamos numa situação um pouco difícil e sem muito dinheiro). Ele se dispôs a nos ajudar, porém disse que não sabe como fazer esta carta! O senhor poderia nos mandar algum exemplo de como fazer está carta para que eu possa passar para o nosso pároco?
» LEIA A RESPOSTA
421.
Sexo antes do casamento
 
PERGUNTA: Minha dúvida é sobre minha castidade. Gostaria de saber se eu a perdesse antes do casamento poderia continuar comungando? Acontece que muitas meninas da minha idade não ligam para isso, mas eu sou católica praticante, sou coordenadora de grupo de jovens e ficar sem receber o corpo de Cristo pra mim seria terrível. Mas ao mesmo tempo sinto-me preparada para me entregar à pessoa certa. O que devo fazer?
» LEIA A RESPOSTA
420.
União ilegítima é pecado?
 
PERGUNTA: Meu namorado já foi casado na Igreja Católica, mas ainda não se divorciou. Por ter se separado e viver comigo, ele vive em pecado? Se assim for, fica difícil termos uma vida juntos e construir nossa família. Quando o conheci ele já era separado. Não podemos ser felizes por causa disso, apesar de vivermos super bem?
» LEIA A RESPOSTA
419.
A importância dos padres
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se esta afirmação é certa: um Padre não está entre as pessoas mais importantes aqui na terra, mas ele é mais importante que os anjos e que Nossa Senhora. Nossa Senhora concebeu Jesus uma única vez e o padre traz Jesus todas as vezes que celebra a eucaristia, por isso ele vem depois de Jesus. Isso é verdade?
» LEIA A RESPOSTA
418.
Segunda União
 
PERGUNTA: Vivo com meu companheiro faz oito anos e gostaríamos muito de oficializar a nossa união, mais ele já foi casado no civil e no religioso. Há como casarmos na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
417.
Adultério
 
PERGUNTA: Estou passando um sério problema, por fraqueza minha. Sou solteira, mas estou me relacionando (com beijos e abraços) com um homem (que vive com outra mulher, mas eles não são casados nem no civil e nem no religioso). Sei que é errado. A minha pergunta é: sou uma adultera?
» LEIA A RESPOSTA
416.
Se eu me batizar em outra religião continuo sendo católico?
 
PERGUNTA: Na religião da minha namorada tem um tipo de casamento chamado “casamento eterno”. Esse casamento só pode ser feito entre membros da mesma religião. Os pais dela pediram para eu me batizar nessa religião. Se eu me batizar em outra religião continuo sendo católico?
» LEIA A RESPOSTA
415.
Separação x Eucaristia
 
PERGUNTA: Fui casada 14 anos na Igreja Católica. Hoje estou separada. Ele me traiu e há três anos e hoje vive com outra mulher. Surgiu uma pessoa solteira, com a qual me envolvi, mas já faz uns dois meses que terminei esse envolvimento. Como fico perante a igreja? Hoje estou sozinha e só tive mesmo essa pessoa depois do meu marido. Ele insiste em voltar, mas ele tem o vício da bebida. Quero as bênçãos do sacerdote antes de me envolver com alguém. O que devo fazer? Estou livre para tomar a eucaristia? Ainda não sou divorciada.
» LEIA A RESPOSTA
414.
O papel dos padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Minha sobrinha tem como padrinhos de batismo eu e meu ex-namorado. Quando a batizamos estávamos namorando. Hoje ela tem dois anos e faz um ano que não estamos namorando. O padrinho a conheceu quando ela era ainda bebê, mas ela não o conhece porque ele não a procura e não se importa com ela. Ela não tem nada ver com o término de nosso namoro. Minha família e eu somos católicos e preservamos as coisas da Igreja e da Palavra de Deus. O padrinho era católico, mas hoje não sabemos nada dele sobre religião. Só sabemos que a vida que ele leva não é muito boa. Ele tem vícios (bebidas, cigarro, desonestidade, infidelidade, etc.), e não procura também pela família. O que podemos fazer? Já tentamos conversar com ele e não adiantou. Quando a menina (afilhada) perguntar pelo seu padrinho, não saberemos responder o certo.
» LEIA A RESPOSTA
413.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Estou vivendo com um homem. Ele é separado perante o juiz, mais foi casado na Igreja. Há como obter a nulidade desse casamento para podermos casar na Igreja?
» LEIA A RESPOSTA
412.
Um Santo como padrinho de Crisma
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se para ser padrinho de crisma eu poderei escolher um Santo? Nesse caso, seria São Francisco. Se pode, quais os procedimentos?
» LEIA A RESPOSTA
411.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Estou separada faz três anos. Quando me casei eu tinha 16 anos e estava grávida. Fui obrigada a me casar. Quero saber como faço para pedir a nulidade do meu casamento?
» LEIA A RESPOSTA
410.
Vida pós-morte
 
PERGUNTA: Eu tenho 16 anos. Meu namorado morreu recentemente. Nós íamos nos casar. Tenho uma filha dele. Agora pretendo ir para um convento. Queria saber se um dia vou vê-lo de novo?
» LEIA A RESPOSTA
409.
União ilegítima x Comunhão
 
PERGUNTA: Eu sou casada no civil e meu marido já teve outra união que se desfez depois de 15 anos. Hoje todos são amigos. Foi uma separação amigável. Porém eu sou católica e soube que não posso comungar, nem confessar. É isso mesmo? Como posso pedir a nulidade do casamento dele? Eu vivo muito feliz com ele e minha família é uma benção, mas quero acreditar que eu não vivo em pecado por causa disso.
» LEIA A RESPOSTA
408.
A Primeira Comunhão sem a devida preparação
 
PERGUNTA: Sou batizada, mas não fiz a primeira comunhão. Fiz a catequese, mas não terminei. Já comunguei uma vez. Posso me casar sem ter feito a primeira comunhão? Ou vou ter que fazer antes de me casar?
» LEIA A RESPOSTA
407.
Acesso às informações sobre Nulidade Matrimonial
 
PERGUNTA: Há quase quatro anos entrei com um pedido de nulidade matrimonial. Usei como argumento o fato de ter casado grávida e o meu ex-marido ter dito não poder ter filhos por ser ''estéril''. Não tenho acesso à informação nenhuma sobre o que esta ocorrendo a respeito. Há como me explicar algo a respeito?
» LEIA A RESPOSTA
406.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Namoro um rapaz há um ano e dois meses. Ele tem 22 anos e eu 19. Freqüentamos a igreja, fazemos parte de um grupo de jovens, porém estamos com uma duvida: ele casou na igreja, mas o casamento não deu certo. Dessa união ele teve uma filha. Depois de um bom tempo que ele estava separado nós nos conhecemos e acabamos nos envolvendo. Em fim, ele vai tentar entrar com um pedido para declarar que o primeiro casamento dele não foi valido, porque ele realmente acha que não. Depois que eu soube os detalhes da história, também acho que o casamento dele não valeu. Estamos muito interessados em fazer as coisas direito, sem desobedecer às leis da Igreja. Minha pergunta é: podemos continuar juntos mesmo sem ele ter conseguido a nulidade do matrimônio? Ou devemos nos separar e voltar a namorar somente após a questão do primeiro casamento se resolver? Podemos casar na Igreja que é o meu sonho?
» LEIA A RESPOSTA
405.
Quantas vezes posso ser Consagrada?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber quantas vezes posso consagrar minha filha? Na verdade ela já foi batizada. Os padrinhos são meus tios e a madrinha de consagração é minha irmã. Mas gostaria de saber se posso consagrá-la de novo com a minha cunhada? Se existe limite para a consagração, já que não é um sacramento?
» LEIA A RESPOSTA
404.
Uma pessoa pode ser ministra da eucaristia sendo separada?
 
PERGUNTA: Uma pessoa pode ser ministra da eucaristia sendo separada? E essa mesma pessoa poderá comungar?
» LEIA A RESPOSTA
403.
Padrinhos de Batismo divorciados
 
PERGUNTA: Tenho uma afilhada que está grávida e dará a luz a um menino no próximo mês. Ela escolheu para padrinhos o cunhado dela, irmão do esposo, que é casado na Igreja Católica; a irmã dela, que é divorciada. A Igreja permite a realização deste batizado?
» LEIA A RESPOSTA
402.
Quero separar-me de um Pastor e voltar a ser Católica
 
PERGUNTA: Sou casada com um pastor da Igreja Batista (tradicional) faz cinco anos. Eu sempre fui uma pessoa religiosa e devota de Nossa Senhora. E, muito antes de eu me casar, com 14 anos, conheci um rapaz numa vigília na Igreja Católica. Eu me apaixonei por ele, pois Deus havia tocado em mim dizendo que ele era o homem com quem eu deveria me casar. Quando completei 16 anos, ele veio conversar comigo e me pediu em namoro. Ele também sempre foi muito religioso, católico e devoto de Nossa Senhora. Nós namoramos por 2 anos e devido a fofocas, ele me pediu um tempo. Eu, por ser muito jovem e sem experiência de namoro, achei que ele estava querendo terminar o namoro comigo. Depois de casada com outro descobri por ele próprio que o que ele queria era averiguar tudo o que estava se procedendo. Eu estou casada com esse pastor e hoje sou evangélica, mas eu nunca o amei de verdade. Meus pais foram contra o meu casamento, meus tios que são ministros da Eucaristia e também não aceitaram muito a minha decisão. Mas, somente agora tomei coragem para voltar para a Igreja Católica. Tentei por duas vezes engravidar, para ver se um filho me animava com no casamento, mas confesso que isso não aconteceu. Eu perdi os bebês e a cada dia mais percebo que eu nunca deveria ter me casado com esse rapaz. Eu tinha que ter esperado com paciência e me casado com o rapaz com o qual namorei por 2 anos. Hoje, esse rapaz é ministro da Eucaristia. Eu gostaria muito de saber se eu, sendo casada no civil e na igreja evangélica que mencionei, posso invalidar meu casamento para mais tarde poder voltar a ter um relacionamento com o rapaz que realmente amo e poder me casar com ele na Igreja Católica (da qual fiz parte por 19 anos)? Sempre fui muito ativa na Igreja Católica, fui catequista, participante do ministério de louvor, do grupo de oração, etc. Será que poderei casar com esse rapaz futuramente? Preciso muito saber o que preciso fazer para voltar a ser católica, ser solteira novamente e poder um dia casar-me na Igreja Católica com a pessoa que sempre amei!
» LEIA A RESPOSTA
401.
Crisma sem a comprovação do Batismo
 
PERGUNTA: O que fazer quando a certidão de batismo não chegar a tempo para uma pessoa fazer receber o sacramento do crisma? pode receber esse sacramento com uma declaração? Em caso afirmativo, como é essa declaração?
» LEIA A RESPOSTA
400.
Padrinhos de Consagração solteiros
 
PERGUNTA: Meu irmão é solteiro. Ele pode ser padrinho de consagração da minha filha, ou tem que ser um casal?
» LEIA A RESPOSTA
399.
Meu filho quer mudar de religião
 
PERGUNTA: Tenho um filho e ele está namorando uma menina evangélica. Diz ele ter sido tocado na igreja dela. Somos pais atuantes na Igreja Católica. Já conversei muito com ele sobre isso, mas ele diz estar certo que deve mudar. O que devo fazer?
» LEIA A RESPOSTA
398.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Faz cinco anos que estou casada. No mês passado meu marido foi embora de casa. Ele disse que não me amava mais. Disse também que queria ser livre, fazer as coisas por ele mesmo, sem minha ajuda. Porém estávamos fazendo crisma juntos. Ele desistiu e eu continuei. Ele disse que quer ficar comigo sem compromisso, sem responsabilidade. Temos uma filha de quatro anos. Vim morar de novo na casa dos meus pais. Eu o amo muito. Já tentei ser uma boa esposa e mãe. Não quero mais viver nessa situação. Estou sofrendo muito. O que mais me dói e quando rezo com minha filha e ela pede para Deus fazer o pai voltar. Ele sempre me fez sofrer muito por causas dessas infantilidades dele. Eu posso pedir a nulidade do meu casamento? Não quero viver assim, separada. Quando me casei não tinha crisma nem primeira eucaristia.
» LEIA A RESPOSTA
397.
A Liturgia das Horas
 
PERGUNTA: Adquiri os quatro volumes da Liturgia das Horas, porém estou com dificuldade de manuseá-los. Teria algum manual para que eu pudesse realizar as orações corretamente.
» LEIA A RESPOSTA
396.
Madrinha de Batismo aos 14 anos
 
PERGUNTA: Tenho quatorze anos, não sou batizada nem freqüento a religião. A mãe da criança é batizada, mais não possui crisma e nem primeira comunhão. Ela não é casada e tem dezessete anos. Estou certa de que quero arcar com as responsabilidades de uma madrinha. Só que não sei quais argumentos devo usar diante desta situação, pois sou sim uma pessoa de fé, e mesmo sem batismo, crisma e primeira comunhão, eu tenho responsabilidade e conheço a palavra. Não fui batizada porque a minha mãe não é católica. Eu ainda sei qual a minha orientação religiosa, mais sei que posso ajudar um bebê a crescer espiritualmente. E quero ajudar na proporção de sua educação religiosa. A verdade é que no coração eu já sou madrinha do pequeno menino que está vindo pra nosso mundo! Eu queria saber, como resolvo isso?
» LEIA A RESPOSTA
395.
Quantas consagrações são possíveis?
 
PERGUNTA: Li nas postagens feitas uma resposta sobre a consagração no Batismo. "A consagração pode ser feita em qualquer outro momento e quantas vezes a pessoa quiser, sem que seja, necessariamente, no dia do batismo". Isso quer dizer que se erramos ao dar o filho a uma pessoa consagrar, podemos fazê-lo novamente com outra pessoa?
» LEIA A RESPOSTA
394.
Meu pai pode ser meu padrinho de crisma?
 
PERGUNTA: Meu pai pode ser meu padrinho de crisma?
» LEIA A RESPOSTA
393.
Posso ser consagrada com 27 anos?
 
PERGUNTA: Sou batizada e crismada, porem não tenho madrinha de consagração. Acho lindo este ato devocional e gostaria de escolher minha amiga que sempre me ajuda quando perco minha fé. Posso ser consagrada mesmo tendo 27 anos e já ter feito estes sacramentos? Como devo proceder se houver a possibilidade?
» LEIA A RESPOSTA
392.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Eu namorei apenas oito meses e me casei na Igreja Católica, porém na época eu queria ser acólito e diácono permanente e casei apenas para conseguir realizar o meu desejo, pois a minha então namorada tinha amizade com padres e bispos e isso me ajudaria a receber o sacramento da ordem. Nunca consegui amá-la. Ela foi para mim apenas um objeto para eu realizar o meu desejo de ser diácono. Gostaria de saber se o meu casamento é nulo por apresentar esses motivos? Se for nulo, quais as provas que devo apresentar no Tribunal Eclesiástico?
» LEIA A RESPOSTA
391.
Nulidade de Casamento baseado em mentiras
 
PERGUNTA: Casei com 16 anos e meu ex-marido tinha 27. Na época ele viajava muito e me deixava sozinha em casa, às vezes até um mês. Eu comecei a sentir necessidade de sair e querer aproveitar minha juventude sozinha, pois ele nunca esteve presente, e com isso eu cometi muitos erros. Já nos separamos judicialmente e ele entrou com o pedido de nulidade matrimonial que está quase saindo. Ele alegou coisas que não aconteceram. Uma delas é que ele foi forçado a casar comigo. Mesmo eu sabendo que nada disso é verdade, e que a história foi totalmente diferente, eu não estou querendo recorrer porque eu também quero a nulidade desse casamento para poder casar com o homem que eu amo de verdade, no qual já vivo junta há quatro anos. Minha pergunta é: é certo eu concordar com todas essas mentiras apenas pra conseguir a nulidade, ou seria melhor relatar realmente tudo da forma que ocorreu, mesmo que fazendo isso eu não consiga o que tanto quero?
» LEIA A RESPOSTA
390.
Nulidade de Batismo
 
PERGUNTA: Minha filha foi registrada e batizada por uma pessoa que não é seu verdadeiro pai. Há possibilidades de cancelar esse batizado por esse motivo depois que o registro for cancelado e ela passar a ser registrada pelo verdadeiro pai?
» LEIA A RESPOSTA
389.
Nulidade de Batismo x ECC
 
PERGUNTA: Eu sempre tive um sonho de participar do ECC, mas eu já fui casada no religioso com uma pessoa no qual não tinha essa mesma vontade que a minha. Por diversos motivos nos separamos e a nulidade do casamento depois de cinco anos saiu. Eu moro atualmente com outra pessoa e gostaria de saber se eu casando com essa pessoa ainda tenho possibilidades de realizar meu sonho entrando para o ECC?
» LEIA A RESPOSTA
388.
Percebo a falsidade das pessoas
 
PERGUNTA: Eu trago algo em mim, que considero um pouco estranho. Muitas vezes, olhando nos olhos de uma pessoa, eu sinto algo como se eu tivesse sabendo que a pessoa esta pensando a meu respeito e também se a pessoa é falsa comigo. Por exemplo, eu tenho uma amiga que todas as vezes que nós nos encontramos, ela me abraça e me beija e diz que gosta de mim. Mas mesmo ela demonstrando esses gestos de afeto por mim, eu não sinto sinceridade quando olho nos seus olhos. Noto algo falso. Queria saber é possível a gente ter essa sensibilidade de distinguir sentimentos, sejam eles de falsidade ou de sinceridade. Temo que eu esteja fazendo julgamento.
» LEIA A RESPOSTA
387.
Posso casar sem ter religião?
 
PERGUNTA: Gostaria de me casar, porém não possuo primeira eucaristia nem crisma. Apesar de ter sido batizado, não possuo religião, pois apesar de acreditar em Deus, tenho idéias que se enquadram em diferentes religiões, bem como discordo com certos pontos de várias religiões. Desta forma, prefiro me manter sem religião, apenas acreditando em Deus e fazendo boas ações. Ocorre que gostaria de me casar com minha namorada e ela quer que o casamento seja realizado no religioso, além do civil. Eu quero me casar no religioso, porém, não gostaria de fazer a primeira eucaristia nem a crisma, pelo fato de que não acho correto realizar atos próprios da religião católica sem ser adepto desta de coração e de alma. Sinto que tal ato seria errado e me sentiria mal com isto, pois, a meu ver, estaria jurando seguir aquela religião sem concordar com isso de verdade, ou seja, estaria mentindo. Gostaria de receber a benção de um padre, pois entendo que ele é o represente Deus, que acredito e tenho fé.
» LEIA A RESPOSTA
386.
Casamento na Igreja Anglicana
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se o casamento realizado pela Igreja Anglicana é reconhecido pela igreja Católica, assim como ocorre com o batismo?
» LEIA A RESPOSTA
385.
Mentiras no relacionamento
 
PERGUNTA: Eu menti pra não causar uma briga no meu namoro. Eu posso comungar?
» LEIA A RESPOSTA
384.
Madrinha de Batismo Grávida
 
PERGUNTA: Fui convidada para ser madrinha de batizado de um sobrinho, porém eu estou grávida de seis meses. Os antigos dizem que não pode uma grávida ser madrinha. Isso é verdade ou crendice?
» LEIA A RESPOSTA
383.
Separação em outra igreja
 
PERGUNTA: Meu namorado, que era casado na igreja batista, se divorciou da sua ex-mulher. Ele poderá se casar na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
382.
Padrinhos de Crisma
 
PERGUNTA: Eu queria saber se os meus sogros podem ser meus padrinhos de Crisma? Eu ainda não casei, mas tenho essa duvida? E se poderei também escolher outros padrinhos quando eu me casar, ao invés deles.
» LEIA A RESPOSTA
381.
Pessoas invejosas
 
PERGUNTA: O que fazer quando a gente percebe que somos alvo de inveja até mesmo de pessoas que são tidas como amigas? Devemos nos afastar delas? Como lidar com isso? É verdade que os malefícios da inveja podem ser transmitidos por meio do olhar?
» LEIA A RESPOSTA
380.
Casamento entre "fés" diferentes
 
PERGUNTA: Como a Igreja procede quando um casal não comunga da mesma fé?
» LEIA A RESPOSTA
379.
Casamento sem "pompas"
 
PERGUNTA: Tenho uma dúvida sobre o casamento: os pais do meu noivo são separados e minha sogra se recusa a ir ao casamento, caso o meu sogro compareça. Então eu e meu noivo pensamos em casar somente com a presença das testemunhas, em uma cerimônia bem simples, apenas para receber a benção de Deus, sem aquele monte de convidados. Isso e permitido?
» LEIA A RESPOSTA
378.
Madrinha que "desfaz" do afilhado
 
PERGUNTA: Eu me arrependi da escolha dos padrinhos e os mesmo já sabem disso. Motivo: a madrinha que escolhi para meu filho desfaz dele. O que faço?
» LEIA A RESPOSTA
377.
Diaconato Permanente
 
PERGUNTA: Tenho desejo de candidatar-me ao Diaconato Permanente. Como devo proceder?
» LEIA A RESPOSTA
376.
Quero ser Padre!
 
PERGUNTA: Tenho 24 anos e decidi que quero ser padre. Mas não terminei o ensino médio. Tenho que voltar e terminar os estudos antes de entrar para o seminário, ou devo ir conversar com o padre da minha paróquia para fazer os encaminhamentos para meu ingresso no seminário?
» LEIA A RESPOSTA
375.
Padrinhos que não gostam do afilhado
 
PERGUNTA: Gostaria de batizar minha filha de novo porque os padrinhos que escolhi não gostam do meu bebê. Que fazer nessa situação? É um pecado?
» LEIA A RESPOSTA
374.
O pecado da masturbação
 
PERGUNTA: O meu pecado não chega a ser um vício, pois o faço em casos isolados. Já estou cansado e com vergonha, pois em toda confissão eu tenho que contá-lo. O meu pecado é referente à minha castidade. Como eu faço pra me livrar desse pecado terrível que é a masturbação?
» LEIA A RESPOSTA
373.
Padrinhos de Batismo em união ilegítima
 
PERGUNTA: Tenho dezessete anos e ainda não sou batizada. Escolhi duas pessoas para serem meus padrinhos de batismo: a minha irmã e meu cunhado. Eles não são casados. Ele é separado e minha irmã mora junto com ele. Quero ser batizadas por eles. Não posso esperar mais. Terei que mudar de padrinhos?
» LEIA A RESPOSTA
372.
Batismo aos 18 anos
 
PERGUNTA: Tenho 17 anos, não sou batizada. Fiz parte da catequese, quero terminar, porém não posso porque não sou batizada. Há como eu ser batizada com 18 anos, ou já passou meu tempo?
» LEIA A RESPOSTA
371.
Um casamento que não existiu
 
PERGUNTA: O padre da minha paróquia e o bispo me disseram que o meu pedido de nulidade matrimonial e um caso sem solução. Isso porque o padre que celebrou o meu casamento na época, não pediu a minha certidão de batismo e nem fez o processo matrimonial. Assim não há como provar ao tribunal que fui casado. Quero muito anular meu casamento, o qual não durou nem três meses. Não tive filhos. Hoje desejo muito me casar. Não só eu, mas também a minha atual namorada. Queremos formar uma família, porém este obstáculo está nos impedindo muito de ser feliz plenamente. Gostaria de saber exatamente se este casamento foi realmente valido para Deus? Será que seria possível eu me casar novamente? Este padre que celebrou meu casamento esqueceu documentos importantes, talvez imprescindíveis para a realização de um casamento. Será se ele mesmo não poderia me casar novamente?
» LEIA A RESPOSTA
370.
Comunhão sem a Primeira Eucaristia
 
PERGUNTA: Eu já comecei a fazer a catequese duas vezes, mas não conclui. Recentemente na missa eu senti muita vontade de comungar e acabei comungando. Gostaria de saber o que faço agora?
» LEIA A RESPOSTA
369.
Padrinhos de Batismo em união ilegítima
 
PERGUNTA: Sou solteira e vivo maritalmente com meu companheiro que é divorciado. Freqüento a Igreja Católica, tanto que minha filha (desta união) de 13 anos participa do coral infantil. Posso batizar a minha sobrinha juntamente com o irmão do meu cunhado, sendo ele solteiro? Minha filha pode consagrar está criança?
» LEIA A RESPOSTA
368.
Catolicismo x Espiritismo
 
PERGUNTA: Fui batizada, fiz primeira eucaristia e crisma e meu namorado é espírita. Para casarmos na Igreja Católica é necessário que ele siga todos os rituais católicos?
» LEIA A RESPOSTA
367.
Batismo de crianças adotadas
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se quando adotamos uma criança, temos como batizá-la, pois não conhecemos os padrinhos, e a criança que passou pela adoção, hoje com oito anos, pergunta muito pelos seus padrinhos. O que posso fazer em relação a isso?
» LEIA A RESPOSTA
366.
Padrinhos de Batismo divorciados
 
PERGUNTA: Escolhi para serem padrinhos de minha filha um homem que já foi casado na Igreja e agora é divorciado. A madrinha é solteira. Eles poderão batizar minha filha?
» LEIA A RESPOSTA
365.
Comunhão sem a Primeira Eucaristia
 
PERGUNTA: Comunguei sem fazer primeira eucaristia, mas agora estou me preparando para receber o sacramento da eucaristia e crisma. Há algum problema nisso?
» LEIA A RESPOSTA
364.
Padrinhos de Casamento divorciados
 
PERGUNTA: Alguém pode ser padrinho ou madrinha de casamento tendo sido casado na Igreja e depois ter se separado?
» LEIA A RESPOSTA
363.
Casamento entre religiões diferentes
 
PERGUNTA: Penso em me casar, mas meu noivo é de outra religião. Ele é da religião ortodoxa. Eu tenho algumas dúvidas porque depois de casado alguém vai ter de se converter, não é? Meu namorado está assegurando uma linhagem (geração) que já vem de família em relação ao seu nome, e se eu me converter, nossos filhos continuarão a fazer com que isso continue. Mas, se for ele a converter-se, ele acabará por quebrar o que já lhe vem de muitos anos. Por isso, eu não tenho outra solução sem ser converter-me? Eu gostaria de saber mais sobre as diferenças das nossas religiões em relação ao casamento e aos filhos, e à religião que eles terão. Eu não me importo de me converter, mas tenho pensado muito neste assunto e sinto que me custa um pouco largar a minha religião.
» LEIA A RESPOSTA
362.
Comunhão sem a Primeira Eucaristia
 
PERGUNTA: Comunguei sem fazer primeira comunhão. O que faço?
» LEIA A RESPOSTA
361.
Casamento entre religiões diferentes
 
PERGUNTA: Sou batizado e fiz primeira comunhão, porém afastei-me da Igreja por algum tempo e me envolvi com uma pessoa evangélica, com a qual me casei há quatro anos. Porém casei na igreja evangélica. Hoje estou de volta a minha comunidade de onde nunca devia ter saído. Gostaria de saber se eu posso me confessar e comungar.
» LEIA A RESPOSTA
360.
Adultério x Comunhão
 
PERGUNTA: Estou vivendo em adultério. Posso receber a hóstia?
» LEIA A RESPOSTA
359.
Sou Espírita, mas quero ser Católica
 
PERGUNTA: Fui batizada no espiritismo quando bebê, mas agora, com dezoito anos, não quero mais seguir esta religião que é a dos meus pais. Gostaria de me tornar católica. Qual o procedimento para essa mudança de religião?
» LEIA A RESPOSTA
358.
Não quero mais ser Madrinha de Batismo!
 
PERGUNTA: Eu batizei uma criança. Há como eu desistir, tirar o meu nome e os pais escolherem outra madrinha?
» LEIA A RESPOSTA
357.
Crisma x Separação
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se posso me crismar namorando alguém que casou na igreja?
» LEIA A RESPOSTA
356.
Não frequento nenhuma religião.
Posso casar no religioso?
 
PERGUNTA: Eu não freqüento nenhuma religião e o meu marido é católico. Somos casados há 6 anos apenas no civil. Gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar o meu casamento no religioso para recebermos uma bênção.
» LEIA A RESPOSTA
355.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Meu namorado e eu queremos muito casar na Igreja Católica. Porém, ele já viveu uma primeira união, a qual não durou 90 dias. Porém, o padre aqui da paróquia recusa dar continuidade ao processo de nulidade dessa primeira união. Motivo: foi ele quem celebrou esse casamento e, na ocasião, esqueceu de pedir ao meu companheiro o batistério. Sei que esse documento é necessário para entrar com o processo de nulidade do casamento religioso. O que faremos? Queremos muito casar na Igreja Católica.
» LEIA A RESPOSTA
354.
Homossexuais pode viver sem pecar?
 
PERGUNTA: Como pessoas com tendências homossexuais podem viver a vida sem pecar? O Catecismo da Igreja nos manda viver a castidade, mas não fala que e pecado se relacionar com alguém do mesmo sexo. O que fazer?
» LEIA A RESPOSTA
353.
Não consigo perdoar!
 
PERGUNTA: Há tempos atrás tive um desentendimento com uma pessoa. O tempo passou e eu não consigo esquecer. Quando a vejo sinto muita mágoa e pensamentos ruins vêm a minha cabeça, como, por exemplo, penso até matá-la. Não quero isso, mas penso. É um sentimento que não consigo me libertar. O que devo fazer? Estou em pecado?
» LEIA A RESPOSTA
352.
Casado por apenas 6 meses...
 
PERGUNTA: Atualmente estou morando junto com minha mulher e tenho uma duvida! Ela foi casada na Igreja Católica por seis meses. Ela me disse que se separou por causa das muitas brigas que existia entre eles, inclusive agressões físicas. Gostaria de saber como fazemos para podermos casar na Igreja Católica, sendo que ela já foi casada? Quais são as possibilidades? Eu nunca me casei, nem no civil e nem no religioso! Ela já esta divorciada!
» LEIA A RESPOSTA
351.
Casamento sem sexo é nulo?
 
PERGUNTA: Estou com uma pessoa já faz doze anos, dos quais nove que moramos juntos. Porém, eu nunca o amei verdadeiramente. Eu sempre fui muito sincera com ele em relação aos meus sentimentos. Sempre falamos em nos separar, mas nunca levamos adiante esse ideia. Depois de receber orientação da renovação carismática de que devia me casar para não viver em pecado, acabei casando com essa pessoa, mesmo sem amá-la. Esse casamento na verdade nunca se consumou porque nunca tivemos relações sexuais, mesmo depois de casados. Eu posso pedir a nulidade desse casamento.
» LEIA A RESPOSTA
350.
Orientações para casais não casados
 
PERGUNTA: Gostaria de saber como orientar em minha paróquia, casais que não são casados na Igreja, mas que são assíduos na comunidade e gostariam de receber o sacramento do matrimônio? Há casos em que a mulher deseja casar, mas o marido não. Por causa disso, ambos ficam sem poder comungar. Como fazer nestes casos?
» LEIA A RESPOSTA
349.
Mudança de religião anula o casamento?
 
PERGUNTA: Conheço um casal que era casado na Igreja Católica e sem mais a mulher se batizou na Igreja Evangélica. Isso anula o casamento no religioso?
» LEIA A RESPOSTA
348.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Gostaria de saber como fica perante a igreja uma união que ocorreu muito cedo, sem muito apoio dos pais, por conta de uma gravidez e que depois teve traição, o casal se separou, depois voltou a viver juntos e tiveram filhos?
» LEIA A RESPOSTA
347.
Estou tendo visões de Nossa Senhora...
 
PERGUNTA: Já tive três visões de Nossa Senhora e do menino Jesus, e somente uma vez Nossa senhora falou comigo. Ele me disse: “os pecados fazem meu pobre Jesus morrer". Eu creio que foi verdadeiramente "Ela", Maria, quem eu vi. Será que estou tendo alucinações, ou é possível vê-la?
» LEIA A RESPOSTA
346.
Sou católico há três anos. Posso comungar?
 
PERGUNTA: Tenho 35 anos, estou freqüentando a Igreja Católica há aproximadamente três anos. Não fiz a primeira comunhão, mais gostaria muito de comungar. O que devo fazer? Não tenho tempo de fazer o curso, e quero que meu bebê cresça nos ensinamentos da Igreja Católica.
» LEIA A RESPOSTA
345.
Padrinhos de Batismo não casados
 
PERGUNTA: Meu namorado e eu namoramos faz cinco anos e meio e, pensamos em nos casar. O primo dele vai ser pai, mas não é casado, está apenas junto. Pensamos na possível ideia dele nos convidar para padrinhos. Dizem que nunca se deve recusar isso, pois é algo que os pais não podem fazer. Por outro lado, dizem que se formos os dois padrinhos, ainda solteiros, não casamos. Gostaria de saber a verdade, pois queríamos muito construir uma família e também ter uma afilhada.
» LEIA A RESPOSTA
344.
Forma de tratar nossos padrinhos
 
PERGUNTA: Aprendi que devemos chamar nosso padrinho e madrinha, caso sejam também tios, através do título de Madrinha ou Padrinho, e não de Tia-Madrinha. Qual seria a orientação nesta situação?
» LEIA A RESPOSTA
343.
Pedir "Benção" é importante ou é apenas um hábito?
 
PERGUNTA: Cresci com os ensinamentos de meus pais quanto ao hábito de pedir a bênção a eles, como também aos meus tios e, principalmente, aos padrinhos de Batismo, Consagração e Crisma. Minha esposa não teve esta criação e tem muitas dúvidas quanto à necessidade de ensinar isso ao nosso filho. Eu, particularmente, sinto muito feliz e tranqüilo neste ato, mas gostaria de receber uma orientação sobre o tema. Minha esposa até entende o ato de pedir a bênção aos pais, porém não se sente confortável com o costume direcionado aos padrinhos de Batismo e de consagração. Qual são as orientações sobre isso?
» LEIA A RESPOSTA
342.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Sou católica de freqüentar a igreja. Já dei catequese, participei por muito tempo de grupo de jovens. Meu marido e eu queremos nos casar no religioso, porém ele já foi casado. Seu casamento não durou nem um ano. O casamento se deu por pressão dos pais da moca. Isso se deu há mais de 10 anos. Eles estão separados, não têm filhos. Gostaria de saber se há a possibilidade da gente conseguir realizar o nosso casamento no religioso?
» LEIA A RESPOSTA
341.
Separação, Confissão e Comunhão
 
PERGUNTA: Fui casada no civil durante nove anos. Há pouco mais de quinze dias meu marido me pediu para sair de casa alegando que não era feliz, e que éramos muito diferentes, e que por isso nunca iria dar certo nosso casamento. Estou muito angustiada e triste. Aceitei e fui morar com meus pais. Tenho dois filhos. Tenho que aguardar o divórcio para poder confessar e comungar, ou já posso fazer isso? Posso batizar meu filho? Os padrinhos são casados na igreja.
» LEIA A RESPOSTA
340.
Frequentar duas igrejas
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se uma pessoa pode freqüentar a Igreja Católica e a Igreja Batista ao mesmo tempo?
» LEIA A RESPOSTA
339.
Separação em outra igreja
 
PERGUNTA: Estou noiva e vou me casar no fim do ano. Já fizemos o curso de noivo e está tudo certo para o casamento. Meu noivo foi casado na Igreja Evangélica e no civil, mais sempre foi católico. O divórcio dele já saiu e sei que o casamento em outra igreja não é considerado sacramento pela Igreja Católica. No nosso caso deve informar o padre que ele é divorciado, ou não é necessário?
» LEIA A RESPOSTA
338.
Batismo: padrinhos não casados
 
PERGUNTA: Sou casada na Igreja Católica e meu esposo foi convidado para batizar uma menina, porém não comigo e sim com a irmã da mãe da criança que é solteira. Gostaria de saber se tem algum problema para o meu casamento.
» LEIA A RESPOSTA
337.
Mudança de religião
 
PERGUNTA: Tenho 29 anos de casada. Sou católica convicta. Meu marido sempre foi espírita. Convidei para que fizesse o ECC (Encontro de Casais com Cristo) comigo para realizar um sonho meu. Ele fez e hoje segue na caminhada comigo. Cometi algum pecado por causa disso?
» LEIA A RESPOSTA
336.
Celebrações em casa
 
PERGUNTA: Qual membro da igreja poderia ir ate a minha casa fazer uma celebração para comemorar meu casamento? Eu casei no regime de registro de união estável.
» LEIA A RESPOSTA
335.
Casamento sem ser Batizado
 
PERGUNTA: Sou noiva e vou me casar, mas ainda não sou batizada. Já tive relações sexuais com meu noivo. Eu teria que confessar para me batizar? Tenho que contar isso para meus pais e para o pastor da minha igreja? Eu não tenho cargo na igreja.
» LEIA A RESPOSTA
334.
Diácono
 
PERGUNTA: Uma pessoa que já tem filho com outra e depois decide se casar com outra, esta pessoa poder ser diácono permanente?
» LEIA A RESPOSTA
333.
Madrinha de Consagração com 11 anos
 
PERGUNTA: Minha filha tem onze anos e foi convidada para ser madrinha de consagração. Ela tem apenas a primeira comunhão e não tem a crisma! Ela pode ser madrinha de consagração?
» LEIA A RESPOSTA
332.
Esterilidade é motivo para nulidade matrimonial?
 
PERGUNTA: Quando me casei estava um pouco em dúvida do meu amor pelo meu marido, mais com o tempo tudo melhorou. Com dois anos de casada, soube que ele era estéril, porém ele não sabia desta condição. Neste caso cabe nulidade matrimonial?
» LEIA A RESPOSTA
331.
Batizado sem o conhecimento de um dos pais
 
PERGUNTA: Sou separado e minha filha de três meses foi batizada por minha ex-mulher sem que eu soubesse. Eu sou católico e gostaria de ter estado presente no batizado dela. Como fica agora a situação?
» LEIA A RESPOSTA
330.
Nulidade de Batismo
 
PERGUNTA: Assim como tem a nulidade de um casamento é possível fazer a nulidade de um batizado quando o padrinho afirma que só aceitou porque foi convidado, mas não queria ser padrinho? Não posso aceitar essa situação. Estou quase jogando fora todos os registros possíveis do batizado e indo batizar em outra igreja, em cidade, para não carregar essa culpa de ter escolhido um padrinho errado.
» LEIA A RESPOSTA
329.
Madrinha de Batismo sem a Primeira Comunhão
 
PERGUNTA: Sou solteira e apenas batizada na Igreja Católica. Não fiz primeira comunhão e nem a crisma. Gostaria muito de batizar meu sobrinho. Posso ser madrinha dele?
» LEIA A RESPOSTA
328.
Comunhão X Relações Sexuais
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se eu posso comungar mesmo mantendo relações sexuais com meu namorado? Namoro há dois anos e não consegui manter a castidade. No princípio eu comungava, mas depois parei. Gostaria de voltar a comungar.
» LEIA A RESPOSTA
327.
Duas irmãs podem ser madrinhas de Batismo?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se minhas duas irmãs poderiam ser madrinhas do meu filho, sem a presença de um padrinho?
» LEIA A RESPOSTA
326.
Casamento em outras igrejas
 
PERGUNTA: Sou evangélica, mas já fui católica. Inclusive me casei na Igreja Católica. Depois me divorciei e hoje estou casada com outra pessoa apenas no civil, faz doze anos. Gostaria de saber se poderei me casar na Igreja Evangélica vestida de noiva?
» LEIA A RESPOSTA
325.
Batismo aos 8 anos
 
PERGUNTA: Eu convivo com o meu companheiro há quatro anos. Ele tem uma filha de oito anos que ainda não foi batizada. A mãe dela nunca se interessou em batizar essa criança. Há algum problema em batizar essa criança por eles serem separados e a filha já ter oito anos?
» LEIA A RESPOSTA
324.
É pecado desistir de ser padrinho de Batismo?
 
PERGUNTA: Os padrinhos que convidei desistiram do batismo. É pecado?
» LEIA A RESPOSTA
323.
Igreja Anglicana
 
PERGUNTA: Pode um católico se tornar padre anglicano e depois voltar a ser católico? E o casamento na igreja anglicana, tem validade na católica?
» LEIA A RESPOSTA
322.
A Hóstia na Patena
 
PERGUNTA: Em uma concelebração Eucarística pode ser colocada na patena mais de uma hóstia para ser consagrada?
» LEIA A RESPOSTA
321.
Comunhão x União sem Casamento Religioso
 
PERGUNTA: Vivo com meu marido, mas não somos casados. Posso receber o sacramento da eucaristia?
» LEIA A RESPOSTA
320.
Comunhão x Segunda União
 
PERGUNTA: Fui casado na Igreja Católica pela fé da minha ex-esposa, pois nunca fui batizado em nenhuma igreja. Atualmente estou casado novamente e gostaria de saber se é possível receber o batismo? Pelo que li, não posso participar da santa Comunhão. É isso mesmo?
» LEIA A RESPOSTA
319.
Preciso ser batizada para batizar o meu filho?
 
PERGUNTA: Eu tenho 23 anos e ainda não sou batizada. Tenho um filho com um ano e gostaria de saber se primeiro tenho que me batizar para depois batizá-lo?
» LEIA A RESPOSTA
318.
Separado em outra igreja pode casar na Católica?
 
PERGUNTA: Tenho uma união estável há três anos e desta união tivemos uma filha, hoje com seis meses. Ela será batizada no próximo mês. Gostaria muito de me casar no religioso. Sempre sonhei com isso e, às vezes, até ficava vendo a foto do casamento da minha mãe. Ela linda, vestida de noiva. E eu sonhava com o meu dia. Agora estou com medo de não poder me casar, pois meu companheiro é divorciado e, anteriormente, havia se casado na Igreja presbiteriana com outra. Mas ele é católico, batizado e freqüenta as missas. Será que podermos casar na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
317.
Batizado aos 23 anos
 
PERGUNTA: Meu namorado tem 23 anos e ainda não foi batizado. Ele me acompanha nas missas e tem interesse em ser batizado. Namoramos há mais de quatro anos e estamos pensando em nos casar. Tenho percebido que, às vezes, ele fica meio angustiado, fechado para mundo, sempre com um sentimento pessimista. Sinto que somente com o batismo e os demais sacramentos ele poderia mudar. O que ele precisa fazer para ser batizado? Há alguma preparação especifica para ele? E os padrinhos?
» LEIA A RESPOSTA
316.
Posso anular o Batismo da minha Filha?
 
PERGUNTA: Escolhemos mal um casal para ser padrinho de batismo da nossa filha. Hoje vemos como ela sofre, pois os mesmos não dão muita importância para este sacramento, apesar de serem católicos. É possível anular e fazer outro batismo? Como podemos suprir esta ausência que tanto prejudica nossa filha?
» LEIA A RESPOSTA
315.
Sou divorciado. Posso me ordenar?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se é possível um homem divorciado, sem ter sido casado no religioso, obter a ordenação presbiteral?
» LEIA A RESPOSTA
314.
Separação em outra igreja
 
PERGUNTA: Tenho uma união estável há três anos e desta tivemos uma filha. Meu companheiro é batizado na Igreja Católica, nós freqüentamos a Igreja, mas ele já foi casado antes com uma moça evangélica. Ele casou na Igreja presbiteriana. Será que podemos nos casar na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
313.
Crisma sem o Casamento Religioso
 
PERGUNTA: Sou casada apenas no civil, mas ainda não fiz a crisma. Será que posso me crismar sem ser casada no religioso?
» LEIA A RESPOSTA
312.
Gêmeos podem ter o mesmo padrinho de Batismo?
 
PERGUNTA: Tenho uma amiga que esta grávida de gêmeos. Ela gostaria de saber se pode convidar um único casal para batizar os dois meninos?
» LEIA A RESPOSTA
311.
Padrinhos de Batismo x Padrinhos de Apresentação
 
PERGUNTA: Vou batizar o meu filho e gostaria de saber se é possível ter duas madrinhas de apresentação e um casal de padrinhos para o batismo?
» LEIA A RESPOSTA
310.
Devo mudar ou não devo mudar de religião para me casar com um evangélico?
 
PERGUNTA: Eu sou de família católica e namoro, há três meses, um rapaz que e evangélico. Nós nos amamos, mas a igreja dele cobra que eu me converta para que fiquemos juntos. O problema é que a minha família não permite essa mudança. Não sei o que fazer.
» LEIA A RESPOSTA
309.
Por que batizar as crianças ainda bebês?
 
PERGUNTA: Sou solteira católica e meu noivo é evangélico. Em breve vamos nos casar no civil. Estamos tentando entrar num acordo como será o casamento no religioso. Provavelmente misto. Porém, eu estou grávida e quero batizar meu filho na Igreja Católica. Ele concordou, mas não entende porque temos que batizar a criança ainda bebê. Tentei explicar, mas preciso de orientação para saber se o que eu estou dizendo e o certo.
» LEIA A RESPOSTA
308.
Pensamentos involuntários
 
PERGUNTA: Os pensamentos involuntários constituem pecado?Vivemos em um mundo com tantos problemas, e, de repente, vêm pensamentos ruins, mas que tiramos logo da memória. Neste caso, eles constituem pecado? Ou o pecado constitui quanto à pessoa pensa e pratica este pensamento?
» LEIA A RESPOSTA
307.
Batismo em casa é Batismo?
 
PERGUNTA: A família do meu esposo tem o costume de realizar o batizado em casa e também na igreja. Esse batizado em casa é feito com água benta da igreja, com uma vela acesa e padrinhos. Ocorre que minha irmã que será madrinha do meu filho foi fazer o curso de preparação de padrinhos e lhe foi dito que ela não poderá mais ser a madrinha do meu filho, pois ele já foi batizado em casa e que o batismo é um só. Que ela pode até se sentir madrinha por consideração, mas o que vale mesmo é os padrinhos da casa, pois foram os primeiros. Li em vários locais sobre isso e realmente vi que o batizado é único, mas devera ser feito na Igreja. Preciso saber se o batizado do meu filho será valido na Igreja, pois no meu coração e na minha crença, acredito que será válido? E o que posso dizer a minha irmã para que ela não se sinta triste com essa situação?
» LEIA A RESPOSTA
306.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Meu marido já foi casado no civil e no religioso. Porém, ele já se divorciou e entrou com o pedido de nulidade deste matrimônio para que a gente possa casar na Igreja Católica. Gostaria de saber se pelo fato de já estarmos morando juntos (pois casamos apenas no civil) possa atrapalhar neste processo de nulidade?
» LEIA A RESPOSTA
305.
União ilegítima X Comunhão
 
PERGUNTA: Há um homem que já foi casado e agora está separado. Ele está apaixonado por mim e quer casar comigo. Eu sou surda, solteira pura. Se eu me casar com ele, eu não poderei comungar?
» LEIA A RESPOSTA
304.
Documentos exigidos pela Igreja
 
PERGUNTA: Fui convidado para ser padrinho de um casamento e o nosso padre esta sendo muito exigente quanto ao casamento. Mas se eu e minha esposa somos casados na Igreja, subtende-se que fizemos a primeira comunhão e a crisma, desta forma não deveria haver duvidas sobre este fato e nem exigido comprovação da participação nestes sacramentos. Tenho como provar a minha primeira comunhão, porém dificuldades em comprovar a crisma (meu padrinho, embora seja meu irmão, mora distante) e minha esposa não têm como comprovar os dois. O que faço?
» LEIA A RESPOSTA
303.
Minha madrinha mudou de religião...
 
PERGUNTA: Sou batizado na Igreja Católica, mais minha madrinha mudou de religião. Devo ainda pedir a benção a ela?
» LEIA A RESPOSTA
302.
Sou separado. Posso ser padre?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se é possível para um homem que já foi casado apenas no civil e que depois se separou, se tornar padre?
» LEIA A RESPOSTA
301.
Anulação de Batismo
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se é possível mudar de padrinho, ou anular um batizado?
» LEIA A RESPOSTA
300.
Posso casar sendo estéril?
 
PERGUNTA: Sou estéril. Se eu me casar na Igreja Católica, nesta condição, estarei vivendo em pecado? Poderei comungar?
» LEIA A RESPOSTA
299.
Posso batizar o meu filho sem o consentimento do meu ex-marido?
 
PERGUNTA: Sou católica e quero muito batizar meu filho para que ele cresça conhecendo e participando dessa religião, mas meu ex-marido, que se diz evangélico (se diz evangélico porque não freqüenta nenhuma igreja e, além disso, ele bebe e joga), não concorda. Mas eu quero que meu filho tenha um ensinamento católico e que seja batizado. Meu filho já tem três anos e meio e também deseja o batismo. Por isso eu quero saber se eu, tendo a guarda de meu filho, posso batizá-lo sem o consentimento do pai?
» LEIA A RESPOSTA
298.
Casamento: posso apenas receber uma benção?
 
PERGUNTA: Não queria casar na igreja, mas posso pedir uma bênção ao padre ou diácono?
» LEIA A RESPOSTA
297.
Afastamento da Igreja x Comunhão
 
PERGUNTA: Estou afastada da Igreja há um bom tempo. Posso comungar, ou tenho antes que me confessar?
» LEIA A RESPOSTA
296.
O Batismo em outra religião
 
PERGUNTA: Fui batizada na religião espírita do Vale do Amanhecer. Gostaria de saber se para eu fazer crisma na Igreja Católica eu preciso ser batizada novamente?
» LEIA A RESPOSTA
295.
A Quaresmo e os evangélicos
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se os evangélicos acreditam na Quaresma? Devo guardar esses dias? Como devo agir neste tempo?
» LEIA A RESPOSTA
294.
Batismo e Madrinha de Consagração
 
PERGUNTA: Sou católica, casada, e tenho uma filha de três meses que pretendo, em breve, batizar. Gostaria de saber sobre padrinhos. O meu marido e eu escolhemos um casal de primos para padrinhos de batismo. Quero saber se ainda existe madrinha de consagração e se eu posso convidar minhas duas irmãs para este posto?
» LEIA A RESPOSTA
293.
A Consagração no Batismo
 
PERGUNTA: Qual o verdadeiro significado da cerimônia de consagração no batismo?
» LEIA A RESPOSTA
292.
A Igreja Anglicana
 
PERGUNTA: A Igreja Anglicana já se uniu com a Igreja Católica, ou ainda vai se unir? Se já se uniu, como fica a situação dos padres casados, dos bispos e a ordenação de mulheres? E a Igreja Ortodoxa? Eu li uma reportagem que o Santo Papa João Paulo II se esforçou muito por esta união. Como está o andamento desta união? Gostaria de saber se um cristão pode receber a Eucaristia da Igreja Anglicana?
» LEIA A RESPOSTA
291.
Casamento na Igreja e Casamento Civil
 
PERGUNTA: Fui casado somente no civil e estou com o processo do divórcio em andamento faz um ano. Agora estou de casamento marcado. O advogado garantiu que sai até a data do meu casamento na Igreja, mais estou preocupado, pois a justiça e muito lenta. Caso o divórcio não saia até a data prevista, poderei me casar na igreja e depois no civil?
» LEIA A RESPOSTA
290.
Catolicismo e Umbanda
 
PERGUNTA: Sou católica e meu namorado é da umbanda. Será que podemos ter problemas futuros devido a isso?
» LEIA A RESPOSTA
289.
Meu namorado quer que eu seja evangélica!
 
PERGUNTA: Eu sou católica e meu namorado, que é evangélico, quer que eu passe para igreja dele. O que eu faço?
» LEIA A RESPOSTA
288.
Adultério x Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Casei perante a igreja católica e tenho dois filhos. Meu marido cometeu adultério e depois me abandonou. Depois disso ele já viveu com varias mulheres e agora está com uma que também é divorciada. Eu vivo para Deus e para os meus filhos. Sei que perante a Igreja Católica nunca mais poderei casar com a bênção de Deus, apesar de não ter sido eu quem quebrou esse juramento! Conheço casos de pessoas ricas que tiveram seu casamento anulado e casaram-se novamente. Pergunto: porque é que em alguns casos a Igreja Católica anula casamentos e outros não?
» LEIA A RESPOSTA
287.
Meu filho foi batizado duas vezes
 
PERGUNTA: Há 27 anos batizamos nosso filho duas vezes em paróquias diferentes. Podemos anular um dos batizados? Tem implicações jurídicas ou com a igreja?
» LEIA A RESPOSTA
286.
Homem casado e com um filho... pode ser padre?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se um homem casado, pai de um filho, poderia ser tornar padre?
» LEIA A RESPOSTA
285.
Quero anular meu casamento!
 
PERGUNTA: Fui casada na Igreja Católica. Fiquei casada pouco tempo e não tive filhos. Gostaria de anular esse casamento, pois conheci um moço que sonha casar no religioso. Há possibilidade de anulação deste casamento?
» LEIA A RESPOSTA
284.
A idade ideal para a catequese
 
PERGUNTA: Minha filha tem dez anos e ainda não começou a catequese. Para começar agora ela tem que iniciar junto com os mais novos, ou pode fazer tudo este ano para que passe para a primeira comunhão no final do ano? E quanto ao dizimo, sou obrigada a pagar, para que meus filhos façam a catequese?
» LEIA A RESPOSTA
283.
O Casamento em outra igreja
 
PERGUNTA: Fui casada na Igreja Luterana durante um ano, mais sempre fui católica. Fui batizada na Igreja Católica, fiz primeira eucaristia, a crisma e sempre ajudei na igreja. Aos 14 anos comecei a namorar um rapaz luterano e aos 18 anos resolvemos nos casar porque perdi um filho. Mas nunca houve amor da minha parte. Gosto muito dele, mas como amiga. Faz quatro anos que estamos separados e estou com uma dúvida: eu poderei um dia casar com outra pessoa na Igreja Católica? Hoje sirvo em um grupo de oração, participo de encontros, ajudo na liturgia e vou todos os domingos à missa.
» LEIA A RESPOSTA
282.
União ilegítima e os padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Meu marido já foi casado no religioso, mas o casamento não durou nem um ano. Depois que ele havia se separado nós nos conhecemos e resolvemos nos casar no civil. Estamos casados há três anos e vivemos bem, graças a Deus. Agora nasceu minha sobrinha e queremos batizá-la. O que devo fazer?
» LEIA A RESPOSTA
281.
Casamento sem a Primeira Comunhão
 
PERGUNTA: Casei-me sem fazer a primeira comunhão. Porém, todas as vezes que eu vou à missa os meus parentes pedem para eu comungar. Eu não acho correto, pois eu não fiz a primeira comunhão. Eu fui batizada na Igreja Católica e sou casada na Igreja. Gostaria de saber se eu posso ou não receber a comunhão?
» LEIA A RESPOSTA
280.
União ilegítima e a Comunhão
 
PERGUNTA: Sou separada, mas ainda não divorciada. Sofri demais em meu casamento e por isso me separei. Estou separada há 2 anos, amo meu namorado, porém, ele quer me deixar por achar que está no pecado por causa da minha situação. Ele acha que por isso não pode comungar, o que é muito importante para ele. Pergunto: ele realmente não pode comungar por causa disso? Eu também não posso? Somos apenas namorados e estou me sentindo excluída por essa situação.
» LEIA A RESPOSTA
279.
União ilegítima e a Igreja
 
PERGUNTA: Casei na Igreja Católica, mas me divorciei cinco meses depois. Após dois anos eu engravidei de um rapaz, mas não me casei com ele. Tive, depois dele, vários outros namorados. Atualmente estou casada somente no civil e tenho um filho de quatro anos com esse meu atual marido, que foi um antigo namorado. Depois de muito tempo voltei a freqüentar a Igreja, mas não comungo. Sinto muita falta da comunhão. Como devo me portar perante a Igreja, já que para ela eu vivo uma união ilegítima?
» LEIA A RESPOSTA
278.
Pecados Veniais
 
PERGUNTA: Quais são os pecados veniais? E os palavrões que saem da nossa boca sem querer, são pecados?
» LEIA A RESPOSTA
277.
Padrinhos de Batismo sem serem casados
 
PERGUNTA: Sou casada há 9 anos no civil e já batizei uma criança. Agora tenho outra para batizar. Posso batizá-la?
» LEIA A RESPOSTA
276.
Nulidade do Batismo
 
PERGUNTA: Na época que meu filho nasceu, o pai dele não quis registrá-lo, pois duvidava que fosse seu filho. Porém, quis ser o padrinho dele. Tanto insistiu que eu permiti. Depois que ele faleceu, pedi o exame de DNA e foi constatado que ele é, de fato, o pai do meu filho. Gostaria de saber se por causa disso eu posso anular o batismo? Essa situação poderá atrapalhar a vida do meu filho, caso ele queira casar na igreja um dia, pois consta nos registros da Igreja o mesmo nome do pai e do padrinho?
» LEIA A RESPOSTA
275.
Nulidade do Casamento
 
PERGUNTA: A pessoa casou-se no religioso e logo em seguida veio a separar. Um dos motivos alegado pelo marido foi que a esposa preferia cuidar dos cachorros que tinha que dar um filho a ele. Pergunto: esse casamento se consumou de fato?
» LEIA A RESPOSTA
274.
Casamento sem a Crisma
 
PERGUNTA: Gostaria de esclarecer uma duvida. Eu sou católico, tenho batismo, eucaristia e crisma. Minha namorada nasceu na Igreja Católica, foi batizada, porém a família dela levou-a para uma igreja evangélica. Ela agora quer ser católica novamente e seguir as coisas que eu sigo. Nós marcamos o casamento na Igreja Católica. Vamos fazer o curso de noivos e, inclusive, ela está fazendo a catequese de adultos. Nosso casamento está próximo, porém ela só concluirá a preparação após a data que marcamos para o casamento. Minha dúvida é a seguinte: será que o padre vai realizar o nosso casamento sem ela ter recebido o sacramento do crisma?
» LEIA A RESPOSTA
273.
Posso casar-me de novo com o mesmo marido?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se posso me casar de novo com o mesmo marido? Vivo muito feliz com ele, mas não me lembro do meu casamento. Gostaria então de saber se é possível entrar na igreja vestida de noiva e celebrar novamente meu casamento? Eu só gostaria de me vestir de noiva e receber a bênção de Deus. Não precisa ser o sacramento, e sim, uma bênção, pois a aliança do meu marido precisa ser benta, pois terei que comprar outra porque está pequena.
» LEIA A RESPOSTA
272.
Quero outra madrinha de Batismo para meu filho!
 
PERGUNTA: Arrependi da madrinha que escolhi para meu filho e gostaria de saber se há alguma forma de eu mudar de madrinha?
» LEIA A RESPOSTA
271.
O Padroeiro da Liturgia
 
PERGUNTA: Existe algum santo invocado como padroeiro da Liturgia?
» LEIA A RESPOSTA
270.
Os Herodes da Bíblia
 
PERGUNTA: Quantos Herodes aparecem na Bíblia?
» LEIA A RESPOSTA
269.
Como escolher os padrinhos de Crisma?
 
PERGUNTA: O que é o mais correto para padrinhos de crisma? Um casal, ou apenas uma madrinha, quando for menina, e um padrinho quando for menino?
» LEIA A RESPOSTA
268.
Como trocar os padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Minha filha já foi batizada, mas o padrinho que escolhemos nos decepcionou muito. Ele não e um bom exemplo para nossa filha. Gostaria de saber se tenho como trocar de padrinho?
» LEIA A RESPOSTA
267.
O Sacramento da Reconciliação
 
PERGUNTA: Por que o sacramento da reconciliação esta cada vez mais difícil? Na minha paróquia há apenas dois padres e atendem confissão apenas as quartas-feiras (as 15h00) e aos sábados das 9h00 às 11h00. Além disso, quando se vai nestes dias e horários a secretaria diz que o padre viajou, ou que não pode atender porque está ocupado. Nas missas dominicais vejo uma massa de gente comungando. Eu pergunto: será que estas pessoas estão confessando diretamente com Deus?
» LEIA A RESPOSTA
266.
Nulidade de Casamento e o Tribunal Eclesiástico
 
PERGUNTA: Meu namorado foi batizado na igreja brasileira há uns 32 anos, mais ou menos. Depois ele casou-se na Igreja Católica. Agora ele tem encontrado dificuldade para entrar com o pedido de nulidade desse casamento. Na época do seu casamento, nem o batistério foi exigido. Porém o padre se nega a dar continuidade ao processo de nulidade. Queremos os casar na Igreja Católica. Podemos nos casar sem essa burocracia toda do tribunal eclesiástico?
» LEIA A RESPOSTA
265.
Namoro um rapaz divorciado. Posso comungar?
 
PERGUNTA: Estou noiva de um rapaz que já foi casado somente no civil. Ele agora é divorciado e tem uma filha desse casamento. Devido a esse fato, não estou conseguindo comungar nas missas. Sinto-me constrangida pelo fato de estar noiva de um rapaz que foi casado, mesmo sendo somente no civil. Será que posso comungar sem nenhum problema?
» LEIA A RESPOSTA
264.
Sexo antes do casamento
 
PERGUNTA: Tenho 24 anos e namoro há 4 anos. Minha namorada e eu perdemos a virgindade juntos. Agora fazemos sexo de vez em quando. Ambos participamos de uma pastoral. Gostaria de saber se todas as vezes que fizermos sexo teremos que confessar para poder comungar? Neste caso seria confessar por confessar, e não um arrependimento de coração. O que fazemos?
» LEIA A RESPOSTA
263.
Ministro da Eucaristia e o Divórcio
 
PERGUNTA: Sou ministra da eucaristia e não me casei na Igreja. Sou divorciada no civil. Comecei a namorar um rapaz que foi casado na Igreja e esta separado. Pergunto: para dar prosseguimento no namoro, devo deixar de ser ministra? Ou devo esperar sair à nulidade do matrimonio dele para prosseguir o no namoro? Ou eu posso continuar a namorá-lo?
» LEIA A RESPOSTA
262.
Crisma e Casamento
 
PERGUNTA: Minha vizinha vive maritalmente junto com outra pessoa, porém não e casada, nem no civil nem no religioso. Ela pode receber o sacramento da crisma?
» LEIA A RESPOSTA
261.
Comunhão e Casamento
 
PERGUNTA: Moro com meu namorado, mantemos relações sexuais, mas ainda não temos condições de casar. Eu sinto muito a falta da comunhão. Posso ir à missa e comungar? Como fica a minha situação se eu morrer antes de me casar?
» LEIA A RESPOSTA
260.
Catequista não casado na Igreja
 
PERGUNTA: Uma pessoa que não é casada na igreja pode ser catequista?
» LEIA A RESPOSTA
259.
Quanto tempo demora uma anulação de casamento
 
PERGUNTA: Gostaria de saber quanto tempo leva para fazer uma anulação do primeiro casamento, pois meu esposo foi casado na Igreja Católica e eu não. Nós já somos casados no civil e gostaríamos de casar na Igreja. Quanto tempo leva para solucionar essa situação e o que é preciso fazer para obtê-la?
» LEIA A RESPOSTA
258.
Separação em outra Igreja
 
PERGUNTA: Fui casado e hoje estou divorciado. A cerimônia religiosa deu-se perante um pastor da Igreja Batista. Atualmente me relaciono com uma jovem católica, solteira. Estamos nos preparando para o casamento. É possível casarmos na igreja católica, sendo eu divorciado, porém com um casamento anterior realizado na igreja batista? Segundo informações que obtive de um padre aqui da região, é possível porque a Igreja Católica não reconhece como sacramento o casamento realizado na Igreja Batista ou evangélica. Essa informação está correta?
» LEIA A RESPOSTA
257.
As dúvidas na escolha dos Padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Estamos em dúvida quanto á escolha dos padrinhos de nosso filho. Já pensamos em várias pessoas, mas descartamos depois que vimos que não se enquadravam nas normas da Igreja. Agora convidei outra pessoa que já tem vários afilhados. Ela ficou feliz, mas ainda estou com dúvidas. Ela é uma tia nossa que sempre se colocou a disposição para ser a madrinha e por estarmos com freqüência na casa dela, resolvemos convidá-la para ser a madrinha. O fato é que na maioria das vezes que ela se oferecia era em dias de churrasco, onde se bebe um pouco a mais da conta. Ela já tem alguns afilhados e apesar de se importar com eles, às vezes pensamos se de fatos eles, o casal, serão bons padrinho para nosso filho. A minha mãe foi contra a escolha deles, apesar de ela ser irmã da que será a madrinha. Ela esta sempre conosco, também dão presentes como a roupa de batismo e tudo mais, mas sinceramente, apesar de gostar deles, às vezes penso se fizemos a escolha certa. Às vezes me sinto mal com toda situação, mas nem me importo com isso e fico firme na escolha. Gostaríamos se uma orientação, pois sabemos que se mudar de ideia agora, depois de termos convidado-a, poderá magoá-la.
» LEIA A RESPOSTA
256.
Padrinhos de Batismo aos 15 anos
 
PERGUNTA: Tenho 15 anos e fui convidada pra ser madrinha de uma criança. Eu posso ser madrinha de batismo com esta idade?
» LEIA A RESPOSTA
255.
Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Tenho 31 anos e me casei com 15 anos porque estava grávida. Eu não queria casar, mais meus pais me obrigaram. Quando meu pai, que era muito violento, faleceu, eu perdi o medo e me separei, pois não amava o meu ex-marido! Hoje moro junto com meu namorado e queremos nos casar. Ele é solteiro. Como faço para pedir a nulidade matrimonial? No meu caso, é possível obter a nulidade do meu casamento?
» LEIA A RESPOSTA
254.
Quero trocar os padrinhos de Batismo do meu filho
 
PERGUNTA: Convidamos um casal de amigos para ser padrinho do nosso filho. Eles são casados, mas moram em Minas e nos moramos no Rio de Janeiro. Nosso bebê ainda não nasceu, e desistimos deles por causa da distancia. Tomamos essa atitude após termos feito o curso de batismo, pois batizamos uma criança e vimos à importância de se escolher bem os padrinhos, pois serão eles que estarão ao lado do nosso filho. Resumindo, estou com vergonha de falar com eles que não serão mais padrinhos do meu filho. O que eu faço? Estou pecando?
» LEIA A RESPOSTA
253.
Casamento no Religioso sem o civil é válido?
 
PERGUNTA: Aos 18 anos me casei na Igreja Católica sem ter noção do que tudo aquilo representava. Não casei no civil e, na época, o padre me disse que se em três meses não o fizesse, meu casamento seria anulado. Hoje, aos 33 anos, meu estado civil continua de solteiro. Esta união só me deu tristezas. Então fui embora procurando ser feliz. Na minha dor conheci finalmente Jesus. Será que posso conseguir a nulidade matrimonial?
» LEIA A RESPOSTA
252.
Casamento com a prima da mãe
 
PERGUNTA: Tive um relacionamento com a prima da minha mãe. Quero saber se eu posso namorá-la, e se por ventura a Igreja permite casar com ela?
» LEIA A RESPOSTA
251.
Cerimônia de Casamento no Buffet
 
PERGUNTA: Gostaria de saber como posso realizar meu casamento na capela do Buffet. Conversei com o padre da igreja mais próxima do buffet e ele não autorizou a realização no local, nem na igreja, pois será no domingo. O que fazer, pois não achei salão para o sábado?
» LEIA A RESPOSTA
250.
O papel dos Padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Uma colega me deu o filho para eu batizar. Porém, eu, com vergonha de dizer não, aceitei o pedido dela, mas não tenho muito jeito para ser madrinha. A mãe da criança vive cobrando presentes e atenção da minha parte. Eu estou muito confusa e gostaria de entender melhor o significado do batismo. Sou católica, vou a Igreja de vez em quando, porém estou sem jeito para dizer que não quero batizar o filho dela. O que uma madrinha tem que fazer?
» LEIA A RESPOSTA
249.
Vida Religiosa após a separação
 
PERGUNTA: Fui casada no civil, mas me separei. Nem eu, nem meu ex-marido casamos no religioso. Saindo o divórcio, há algum impedimento na Igreja Católica de eu, futuramente, seguir a vida religiosa? E quanto ao meu ex-marido, a Igreja Católica permite que o divorciado assuma novo casamento civil e case-se no religioso?
» LEIA A RESPOSTA
248.
Confissão sem o Batismo
 
PERGUNTA: Posso me confessar sem ser batizada?
» LEIA A RESPOSTA
247.
Batismo aos 33 anos
 
PERGUNTA: Tenho 33 anos e não sou batizada. Gostaria de saber se meu esposo pode ser meu padrinho de batismo?
» LEIA A RESPOSTA
246.
Dúvidas sobre o Casamento
 
PERGUNTA: Eu e meu namorado ficaremos noivo em fevereiro e queremos nos casar na Igreja Católica, porém surgiram algumas dúvidas: eu sou apenas batizada na Igreja Católica, preciso fazer algum curso para poder me casar? Escolhi um casal de padrinhos que são umbandista. Eles podem ser padrinhos? Se podem, eles precisaram fazer algum curso? Quais documentos são necessários para o casamento? Quais são as taxas? Existe número mínimo e máximo de padrinhos?
» LEIA A RESPOSTA
245.
Casamento em outra igreja
 
PERGUNTA: Minha filha é católica, mas namora um rapaz da igreja “Bola de Neve”. Eles vão se casar. Ela o acompanha e não acredita mais em Nossa Senhora. Este casamento será válido?
» LEIA A RESPOSTA
244.
Casamento sem a Primeira Comunhão
 
PERGUNTA: Casei-me no religioso e batizei meus filhos no mesmo dia, porém, omiti que não havia feito a catequese e a eucaristia. Gostaria de saber se essa omissão poderia ser motivo para anulação do casamento.
» LEIA A RESPOSTA
243.
Padrinhos de casamento em outra igreja
 
PERGUNTA: Minha esposa e eu somos católicos, casados na Igreja e somos felizes assim. Temos uma sobrinha adventista, que quer muito que sejamos padrinhos dela. Ela pretende se casar ainda neste ano, naquela igreja. Minha dúvida é: podemos ser padrinhos numa cerimônia adventista? Pelo que vi na internet, para os adventistas o casamento não é um sacramento. Eu preferiria nem ser convidado para tanto, mas ela (a sobrinha) entende que é uma deferência nos convidar, por nos considerar muito. Aliás, pelo que sei, seremos os únicos padrinhos dela (um casal dela e outro casal do noivo). Há algum impedimento?
» LEIA A RESPOSTA
242.
Casamento com quem não é católico
 
PERGUNTA: Estou namorando uma pessoa que foi batizada na Igreja Católica, mas agora freqüenta outra igreja. Gostaríamos de casar na Igreja Católica, mas ela não fez a primeira eucaristia e nem recebeu o sacramento da crisma. Como devemos proceder?
» LEIA A RESPOSTA
241.
Traição no casamento
 
PERGUNTA: Fiquei quase cinco anos casada e depois me separei, pois o meu marido me propôs aceitar que ele saísse sozinho. No fundo ele já tinha outra mulher, ou seja, cometeu adultério. Eu sou católica desde a infância, sempre freqüentei a igreja, participei de grupo de jovens e sou vicentina. Entendo a Igreja, mas confesso que algumas coisas eu não as compreendo. A comunhão, por exemplo, sempre foi de muita importância em minha vida, mas soube que não posso comungar por causa da minha separação. Fui orientada a procurar pela nulidade de meu casamento, devido a fatos que ocorreram em minha vida matrimonial. Gostaria de saber como isso funciona?
» LEIA A RESPOSTA
240.
Traição no casamento
 
PERGUNTA: Estou casada faz seis anos. Já fui traída três vezes. Gostaria de saber se, caso eu venha a me separar, eu poderei casar novamente na Igreja? Sou casada no civil e no religioso. Sei que o casamento é para sempre, mas não com traição.
» LEIA A RESPOSTA
239.
O valor da Missa pela TV
 
PERGUNTA: Sou católico, mas às vezes eu perco a missa aos domingos e a assisto pela TV. Faço as minhas orações, respondo as partes da missa, presto muita atenção no Evangelho e na homilia e comungo espiritualmente. A minha pergunta: esta santa missa tem valor sacramental ou espiritual?
» LEIA A RESPOSTA
238.
Padrinhos diferentes para o Batismo
 
PERGUNTA: Um homem casado pode ser padrinho com outra acompanhante solteira?
» LEIA A RESPOSTA
237.
Padrinhos diferentes para o Batismo
 
PERGUNTA: Minha tia quer saber se o marido dela pode ser padrinho de batismo com outra acompanhante?
» LEIA A RESPOSTA
236.
Como escolher os padrinhos de Batismo?
 
PERGUNTA: Gostaria de uma ajuda para saber sobre a escolha dos padrinhos de minha filha. Sempre que entro no assunto com meu marido, brigamos, e isso já faz um ano e ainda não a batizamos. Como faço para entrar em um acordo com meu marido. Ele quer a irmã dele e meu irmão. Não concordo por vários motivos. Eu quero um casal casados na Igreja para que eles dêem algum exemplo (pois nós não somos casados na Igreja). Ele alega que não a conheço o suficiente para isso. Gostaria de argumentos o suficiente para convencê-lo de que para batizar é preciso freqüentar a Igreja, gostar de estar com a família, ter um exemplo de união de família, e mesmo que eu não a conheça tanto assim, acho que estas qualidades ela as tem e que não é com dinheiro, ou com ausências da igreja, mas o conhecimento dela que podemos definir.
» LEIA A RESPOSTA
235.
Quero casar novamento com minha antiga esposa!
 
PERGUNTA: Casei-me no civil e no religioso e, com passar do tempo acabou o amor. Foi o que parecia naquele momento e nos separamos. Porém, nos enganamos. O tempo nos surpreendeu e entre nós renasceu um forte amor. Hoje, somos namorados e nos amamos. Gostaria de saber se eu posso casar novamente na Igreja com minha antiga esposa que hoje e minha namorada?
» LEIA A RESPOSTA
234.
Separação em outra igreja
 
PERGUNTA: Namoro um rapaz há cinco anos e estamos noivos há um ano e meio. Eu sou solteira, batizada na Igreja Católica. Ele também foi batizado na Igreja Católica, mas há anos atrás, bem antes de nos conhecermos, ele se casou na Igreja Evangélica de Nova Vida. Ainda antes de nos conhecermos ele se divorciou. Como eu disse, estamos noivos e queremos muito nos casar na Igreja Católica. Isso é possível? Corremos o risco de algum padre se recusar a realizar o nosso casamento? Já li que casamentos realizados em igrejas não católicas, por não ser sacramento, não são reconhecidos como válido perante a Igreja Católica. Isso é verdade? Não conheço os fundamentos da Igreja Nova Vida e, portanto, tenho dúvidas se o batismo e o casamento nela são, de fato, considerados sacramentos.
» LEIA A RESPOSTA
233.
Padrinho de Batismo sem ser Batizado
 
PERGUNTA: Vou batizar minha filha. O padrinho de batismo não é batizado. Ele pode batizar mesmo assim? Já estive em várias igrejas e não consegui batizá-la. Por isso minha filha não vai poder ser batizada? Ou eu terei que encontrar outro padrinho que seja batizado?
» LEIA A RESPOSTA
232.
Sou católica mas casada em outra igreja...
 
PERGUNTA: Sou católica e sempre participei das Pastorias da Igreja mas estou casada com protestante da igreja Batista que não concorda em casar na Igreja Católica. Gostaria de saber se há algo que eu possa fazer, para poder voltar a comungar e se esse casamento em uma igreja protestante pode ser válido, como é válido o batismo?(...)
» Leia o texto completo da pergunta acima.
» LEIA A RESPOSTA
231.
A ex-mulher do meu futuro marido...
 
PERGUNTA: Estou noiva e, em breve, vou me casar no civil e no religioso. Meu noivo foi casado somente no civil e se divorciou. Ele tem um filho de cinco anos desse casamento e estamos tendo sérios problemas por causa dele. A mãe do garoto esta jogando o menino contra nós. Ele não respeita nem a mim nem ao meu noivo que é o pai dele. A toda hora o menino diz que não gosta de mim nem do pai. Diz que é a mãe dele que diz pra não gostar de nós. Já não sabemos mais o que fazer, pois gostamos do menino e gostaríamos de viver em harmonia com ele. Às vezes acho que é castigo de Deus eu estar passando por tudo isso, já que estou com um rapaz que já foi casado e tem um filho. Já pensei até em desistir do casamento. Como devo proceder?
» LEIA A RESPOSTA
230.
Quero batizar minha filha novamente
 
PERGUNTA: Sou mãe solteira e dei a minha filha para uma amiga batizar. Após seis meses do batismo ela mudou de pais e perdemos o contato. Tentei entrar em contato algumas vezes, mas ela falou que não tem interesse em nada que ela deixou aqui no país. Então agora, mediante a esta resposta, gostaria que minha filha tivesse outra madrinha, pois minha filha é pequena e tenho receio de deixá-la sem amparo. Poderia batizá-la novamente? O padrinho esta aqui e é presente. Tenho outra amiga que gostaria muito de batizá-la. Ela, de fato, faz o papel de madrinha e se importa com a criança, acolhendo-a. Porém, gostaria de oficializar esta situação. Posso batizá-la novamente?
» LEIA A RESPOSTA
229.
Trabalho aos domingos
 
PERGUNTA: Trabalho aos domingos e gostaria de saber se, ao ir a Missa, posso comungar?
» LEIA A RESPOSTA
228.
Separação em outra igreja
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se meu noivo, que foi casado na igreja anglicana e está divorciado, poderá casar-se novamente na igreja católica?
» LEIA A RESPOSTA
227.
Qual é o papel de uma Madrinha de Apresentação
 
PERGUNTA: Vou ser madrinha de apresentação, mas não sei qual meu papel dentro e fora da igreja em relação à criança, e qual a diferença entre a madrinha e a madrinha de apresentação?
» LEIA A RESPOSTA
226.
O Batismo de adultos
 
PERGUNTA: Sou católica e tenho 23 anos. Ainda não sou batizada. Quero muito ser batizada, mas agora moro longe dos meus padrinhos e dos padrinhos do meu filho de três anos, que também não é batizado. Tenho também um afilhado de três anos que não é batizado. Eu gostaria de saber se meu filho e eu podemos ser batizados no mesmo dia? Gostaria de saber também se eu terei que fazer catequese, ou algum outro curso para ser batizada? E se tenho que fazer curso de preparação para o batismo para batizar meu afilhado? Eu preciso muito ser batizada porque sou muito nervosa e tenho dentro de mim que, depois do batismo, vou encontrar a paz e o conforto dentro de mim.
» LEIA A RESPOSTA
225.
A confissão de deficientes auditivos
 
PERGUNTA: As pessoas com deficiência auditiva devem confessar com um Padre ou diretamente com Deus? Ou a confissão comunitária já é suficiente para o perdão dos pecados?
» LEIA A RESPOSTA
224.
O que fazer quando não se pode mais casar na Igreja?
 
PERGUNTA: Meu companheiro, que é católico, foi casado e ficou apenas oito meses com a mulher. Ele a conheceu e em apenas um mês a engravidou. Ela nunca foi católica e se casou na Igreja apenas pelo ato social, para se vestir de noiva, etc. Inclusive, para eles poderem se casar ela teve que ser batizada, pois era Espírita (da igreja do Paiva Neto) e não tinha sido batizada na Igreja Católica. Estamos juntos há catorze anos e sinto falta da união religiosa para abençoar nossa vida a dois. Há algo que se possa fazer?
» LEIA A RESPOSTA
 
223.
Mentiras para boas causas
 
PERGUNTA: No 8° mandamento da Lei de Deus, "Não levantar falso testemunho contra o teu próximo", isto é "não mentir" é considerado pecado. E se mentimos por uma boa causa é pecado?
» LEIA A RESPOSTA
222.
Noivo de outra religião
 
PERGUNTA: Meu noivo é evangélico, não praticante. Gostaria de saber se eu posso me casar com ele na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
221.
Padrinhos para a Consagração
 
PERGUNTA: Na consagração de uma criança só é permitido um padrinho ou uma madrinha, ou pode ser um casal?
» LEIA A RESPOSTA
220.
Nulidade de casamento
 
PERGUNTA: Fui casada com um homem muito violento, que vivia a me trair. Separei-me dele e agora encontrei outra pessoa, que é maravilhosa. Porém, a mãe dele, que é muito religiosa (é ministra da eucaristia), não aceita o namoro. Ela diz que é pecado porque sou separada. Disseram-me que eu poderia casar na Igreja se o meu caso fosse o de adultério. Será que eu poderei casar novamente na Igreja?
» LEIA A RESPOSTA
219.
Vocação religiosa ou matrimonial?
 
PERGUNTA: Meu namorado e eu terminamos um namoro de dois anos e quatro meses porque ele está em dúvida a respeito da vocação. O que eu posso fazer para saber se ele tem realmente vocação para ser religioso ou para o matrimonio?
» LEIA A RESPOSTA
218.
Matrimônio e Comunhão
 
PERGUNTA: Sou casado no civil há muitos anos. Tenho todos os sacramentos (batismo, Comunhão e Crisma). Vivo com a minha esposa como irmãos. Dormimos em quarto separados e não mantemos relações sexuais. Ela não quer casar na igreja. Sou muito católico. A minha pergunta é: eu posso me confessar e comungar?
» LEIA A RESPOSTA
217.
Suicídio e Condenação
 
PERGUNTA: Há um adolescente, amigo de meus filhos, que se enforcou. A pessoa que comete este ato está condenada?
» LEIA A RESPOSTA
216.
Fim das Partículas no meio da Comunhão
 
PERGUNTA: Na véspera do natal, durante a Missa, estando na fila para comungar, juntamente com mais ou menos 15 pessoas para terminar, acabou as partículas. O ministro avisou o padre, porém ele disse: fazer o quê? Acabou, acabou! Os fiéis que não receberam a comunhão reclamaram. Pergunto: neste caso, o que o padre deveria ter feito? O que o Catecismo da Igreja, ou os manuais litúrgicos nos ensinam?
» LEIA A RESPOSTA
215.
Matrimônio e Divórcio
 
PERGUNTA: Eu nunca me casei na Igreja. Fui casado apenas no civil. Atualmente estou me divorciando. Já houve, inclusive, a primeira audiência. Minha ex-esposa vive com outra pessoa em outro Estado. Eu pago pensão para ela e os bens que tinha deixei tudo para ela e meus filhos, num acordo consensual. Eu gostaria de me casar na Igreja e, depois que sair o divórcio, eu penso em casar também no civil. Isso é possível?
» LEIA A RESPOSTA
214.
Benção para a Segunda União
 
PERGUNTA:Eu fui casado na Igreja Católica, mas fiquei casado apenas sete meses, pois descobri que a minha ex-mulher casou comigo apenas para ter liberdade com os seus pais, pois o tempo todo ela falava que nunca me amou. Então eu decidi que isso não seria vida para mim. Eu tentei de tudo o que foi jeito para manter o casamento, mas não foi possível. Depois de certo tempo eu conheci a minha atual companheira e já estou com ela há oito anos. Gostaria muito de casar na Igreja, pois é esse também o sonho da minha atual mulher. Eu queria a bênção de Deus na minha vida, para que eu possa continuar a ser feliz com ela. Isso é possível?
» LEIA A RESPOSTA
213.
Benção para a Segunda União
 
PERGUNTA: Meu namorado já foi casado na Igreja Católica. O casamento dele durou apenas cinco meses e já faz quatro anos e meio que acabou. Estamos juntos há quase três anos. Sei que não podemos mais casar na Igreja Católica. Gostaria de saber se nestas condições podemos receber alguma benção de um padre? E quando eu tiver filhos, poderei batizá-los na Igreja Católica sem ser casada nela?
» LEIA A RESPOSTA
212.
Matrimônio sem a Crisma
 
PERGUNTA: Estou com meu casamento marcado, tanto no civil quanto na igreja! Porém, eu não tenho a crisma. Tenho apenas o batismo e a primeira eucaristia. Já estava tudo certo para o meu casamento quando mudou o padre da paróquia e ele agora exige que eu tenha a crisma para poder casar. Não há como eu fazer a crisma, pois já marquei o casamento na cidade onde minha família reside. Meu noivo foi transferido para outro Estado e eu também vim pra cá porque vou trabalhar aqui. O padre de outra paróquia disse-me que alguns padres exigem a crisma, mas que outros não. Disse também que a única coisa que eu posso fazer é me matricular na crisma para adultos. Porém, o certificado eu só terei no final do ano. Se eu estiver fazendo a crisma o padre poderá me dar uma declaração e com ela eu poderei me casar. Eu estou com medo de que o padre daqui não aceite essa declaração e não faça meu casamento. Não tenho como cancelar o meu casamento porque já está tudo encaminhado, inclusive com alguns contratos assinados. Eu queria muito me casar na igreja, mas se ele não aceitar vou ter que casar somente no civil. O que devo fazer? Se for preciso falo até com o bispo para ver se ele autoriza. Posso me casar na Igreja sem a crisma? Eu já fiz o curso de noivos.
» LEIA A RESPOSTA
211.
Batismo - Padrinhos menores de idade
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se meus irmãos que são menores de dezesseis anos podem ser padrinhos da minha filha? Ele tem treze anos e ela onze. Eles são muito próximos e sei que terão a responsabilidade de fazer os ensinamentos para ela. Sei também que eles estarão ao lado dela em todos os momentos que ela precisar. Sei que isso conta muito, pois muitas vezes colocamos pessoas que tem as características que a religião pede, mas muitas vezes essas pessoas desaparecem da vida da criança. Enfim, gostaria de saber se eles podem ser os meus escolhidos? Gostaria muito que eles estivessem ao nosso lado, principalmente nesse momento que será único em nossas vidas.
» LEIA A RESPOSTA
210.
Cancelamento de Batismo
 
PERGUNTA: Infelizmente, por conta de uma avó despreparada, fui batizado quando criança. O padre que me batizou também era despreparado, porque aceitou esse batismo meramente “social”. Como nunca participei e nem sequer entrei em uma igreja cristã, gostaria de saber se é possível cancelar esse batismo equivocado? Consultei diversas pessoas e descobri que existem muitos que, assim como eu, também gostariam de cancelar seus respectivos batismos. Respeito os que têm suas religiões, mas eu não pedi para ser batizado. Acho isso um absurdo e estou mesmo pensando se é possível procurar as vias judiciais para resolver essa questão, para que a nenhum outro inocente seja imposto esse absurdo dogmático.
» LEIA A RESPOSTA
209.
Padrinhos de Casamento precisam ser Batizados?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se para ser madrinha de casamento a pessoa precisa ser batizada na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
208.
Casamento na Quaresma
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se há algum problema em casar no tempo da Quaresma? Há alguma proibição por parte da igreja?
» LEIA A RESPOSTA
207.
Padrinhos de Batismo e Padrinhso de Crisma
 
PERGUNTA: Minha filha foi batizada pelos meus cunhados. Na época eles eram casados na Igreja. Depois de alguns anos eles se separaram. Ela casou-se novamente e até já tem um filho. Além disso, ela mudou de religião. Agora minha filha vai fazer a crisma e o padre disse que os padrinhos de batismo teriam que estar presentes. Gostaríamos de chamar a minha irmã para ser a madrinha de crisma, pois, pela atual situação da madrinha de batismo, seria impossível tê-la presente, até mesmo porque os preceitos da atual religião dela não estão de acordo com os da nossa religião. Eu, por exemplo, sou muito devota de Nossa Senhora e eles, os evangélicos, não dão nenhuma importância e até menosprezam Nossa Senhora e coisas mais. Já minha irmã é catequista e muito católica. Na época ela não foi à madrinha com meu irmão porque eles eram menores de idade. Minha irmã tinha 10 anos e meu irmão 13. O que faço?
» LEIA A RESPOSTA
206.
Divórcio e Segunda União
 
PERGUNTA: Tenho 36 anos e a 10 vivo maritalmente com meu companheiro. Ele foi casado por 10 anos no civil e na Igreja Católica. Recentemente saiu seu divorcio. Eu fui casada por 9 anos somente no civil e meu divorcio já saiu faz 3 anos. Há alguma possibilidade de nos casarmos na Igreja católica? Preciso da benção de Deus nas nossas vidas.
» LEIA A RESPOSTA
 
205.
Comunhão e Primeira Eucaristia
 
PERGUNTA: Tenho 34 anos. Sou casada somente no civil. Minha família vem de denominação evangélica e, quando criança, freqüentávamos a escola dominical. Porém, venho freqüentando a Igreja Católica há dois anos, onde me identifico. Só que não fiz a primeira eucaristia. Para poder comungar é obrigatório fazer a primeira eucaristia? Esse é um assunto que vem me preocupando muito, uma vez que quero ter filhos e quero ser exemplo para eles.
» LEIA A RESPOSTA
204.
O Casamento como ato social
 
PERGUNTA: É correto casar na igreja só pelo ato social, ou porque é bonito?
» LEIA A RESPOSTA
203.
Católico não praticante é Católico?
 
PERGUNTA: Para mim, católico não praticante não é católico. Qual sua opinião sobre esse assunto?
» LEIA A RESPOSTA
202.
Crisma e Matrimônio
 
PERGUNTA: Qual a importância da Crisma antes do Matrimônio?
» LEIA A RESPOSTA
201.
Posso casar com minha afilhada?
 
PERGUNTA: Posso casar com minha afilhada? Já vivo com a minha afilhada faz um ano. Nós nos apaixonamos e estamos morando juntos. Queremos desfazer o batismo. O que fazemos.
» LEIA A RESPOSTA
200.
Não quero mais ser padrinho de Batismo. O que fazer?
 
PERGUNTA: Estou arrependido e não quero ser mais padrinho. O que faço?
» LEIA A RESPOSTA
199.
Declaração para o Batismo
 
PERGUNTA: Sou engenheiro e trabalho executando obras em todo o país. Moro na região Sul do Brasil, porém, em função do meu trabalho, estou morando faz um ano na região sudeste, no Estado do Espírito Santo. Acontece que aqui nasceram meus dois filhos gêmeos. Agora que terminou a obra, estou retornando com minha família para o Sul. Quando lá chegar, desejamos batizar nossos filhos, porém, para fazer o batismo a Paróquia de lá está pedindo uma declaração, assinada pelo pároco da paróquia daqui, autorizando o batismo deles. Acontece que pra obter essa declaração, a paróquia daqui está alegando que eu e minha família deveríamos freqüentar a Igreja. Porém, freqüentamos umas duas vezes a missa aqui, mas, devido às dificuldades por ter que cuidar de quatro crianças, sendo duas delas bebês, não é possível ter presença assídua na comunidade. Pergunto: Sem esta declaração não poderei batizar meus filhos? Na minha vida sempre fui muito prático e coerente nas minhas decisões e acho um absurdo a Igreja resumir suas decisões em cartilhas.
» LEIA A RESPOSTA
198.
Onde deve ser o Batismo?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se o Direito Canônico me dá a liberdade de batizar o meu filho em qualquer comunidade ou paróquia, como, por exemplo, num Santuário que não tenha os documentos necessários para batizá-lo, mas que eu faço parte dele por 15 anos. Gostaria muito de batizá-lo lá. Existe algo no Código de Direito Canônico que permita que eu faça lá o batismo, sendo que eu deveria fazer os documentos na paróquia mais próxima?
» LEIA A RESPOSTA
197.
Batizar sem ser casado
 
PERGUNTA: Eu sou divorciada. Porém, fui casada apenas no civil e nunca na igreja. Eu estou grávida e vamos nos casar após a criança nascer. Nós poderemos batizar nosso filho? Poderemos nos casar na igreja?
» LEIA A RESPOSTA
196.
Casar sem ser batizado
 
PERGUNTA: Meu sonho é casar na Igreja, porém não sou batizada. Meu namorado e eu gostaríamos de saber se podemos nos casar na igreja? Se sim, terei que batizar? Nesse caso, qual o procedimento?
» LEIA A RESPOSTA
195.
Sacrário em casa
 
PERGUNTA: Tenho uma linda Capela de Nossa Senhora das Graças em casa e gostaria de saber se é possível ter um sacrário nela. Sou católica praticante e casada. Eu e meu marido fazemos parte da pastoral do dizimo na nossa Paróquia.
» LEIA A RESPOSTA
194. Nulidade Matrimonial após 20 anos de casamento
 
PERGUNTA: Sou casado há vinte anos e desde os primeiros dias fui rejeitado pela minha esposa no que diz respeito ao sexo. Ela sempre foi muito materialista, não se conformava com o que possuíamos e estava sempre reclamando da situação financeira. Ela queria se separar há mais de cinco anos, mas eu sempre procurei manter o casamento, pois sei o valor do sacramento do matrimonio. Sou catequista e missionário, formador das Santas Missões Populares. Há alguns meses ela resolveu terminar tudo e agora não tem mais volta. Gostaria de saber se eu posso pedir a nulidade do meu matrimonio?
» LEIA A RESPOSTA
193. Consagração
 
PERGUNTA: Tenho dois filhos. O mais velho é batizado (ele tem a madrinha de apresentação), fez a eucaristia e já é crismado. A mais nova tem cinco anos e, é claro, só batizada (ela não tem madrinha de apresentação). Sei que o batismo por si só já é uma consagração, mais se eu quiser chamar duas amigas pra serem madrinhas de consagração dos meus filhos, eu posso? Sei que é só um ato devocional, mais se eu puder, gostaria de fazer. Gostaria de saber como faço? Quem pode ministrar esse ato? E em que ocasião pode ser feita? Qual a oração que é lida no dia da consagração?
» LEIA A RESPOSTA
192. Desentendimento com o padre
 
PERGUNTA: Tive um desentendimento com o padre de minha paróquia e não consigo mais me confessar com ele. O que devo fazer?
» LEIA A RESPOSTA
191. Unção dos Enfermos para quem levou vida desregrada
 
PERGUNTA: Uma pessoa que levou uma vida totalmente desregrada, nunca teve prática religiosa e nem se confessou, uma vez doente, pode receber a unção dos enfermos?
» LEIA A RESPOSTA
190. Unção dos Enfermos para quem não está lúcido
 
PERGUNTA: Uma pessoa que não está lúcida pode receber o sacramento da unção dos enfermos?
» LEIA A RESPOSTA
189. Unção dos Enfermos - Idade Mínima para recebê-la
 
PERGUNTA: A partir de que idade uma pessoa pode receber a unção dos enfermos?
» LEIA A RESPOSTA
188. Unção dos Enfermos - Quantas vezes alguém pode recebê-la?
 
PERGUNTA: Quantas vezes um doente pode receber a unção dos enfermos?
» LEIA A RESPOSTA
187. Unção dos Enfermos - Quem pode ministrá-la?
 
PERGUNTA: O ministro da eucaristia pode levar a unção dos enfermos aos doentes?
» LEIA A RESPOSTA
186. Unção dos Enfermos - O doente morre após recebê-la?
 
PERGUNTA: É verdade que um doente que recebe a extrema unção morre logo em seguida?
» LEIA A RESPOSTA
185. Quero ser padre! O que devo fazer?
 
PERGUNTA: Gostaria de entrar para o seminário para ser padre. A quem devo procurar?
» LEIA A RESPOSTA
184. Padre - Abandono do sacerdócio e casamento
 
PERGUNTA: Quais são as restrições na Igreja de um padre que abandona o sacerdócio e se une a uma mulher?
» LEIA A RESPOSTA
183. Quero ser padre! Quanto tempo de seminário?
 
PERGUNTA: Gostaria de me tornar padre, mas tenho dúvida quanto ao tempo de seminário. Por isso pergunto: quantos anos levam para que um candidato ao sacerdócio possa receber o sacramento da ordem?
» LEIA A RESPOSTA
182. Diaconato permanente
 
PERGUNTA: Meu marido quer ser ordenado diácono permanente, mas eu não concordo porque já temos muitos compromissos na igreja e mais esse o afastará ainda mais da família. Posso impedi-lo?
» LEIA A RESPOSTA
181. Diaconato permanente
 
PERGUNTA: Por que há dioceses que não têm diáconos permanentes em seu quadro de ministros ordenados?
» LEIA A RESPOSTA
180. Necessidade da Confissão para a Primeira Comunhão
 
PERGUNTA: Sou catequista e não concordo que criança tenha que confessar. Acho um absurdo a Igreja exigir que criança que nem a noção de pecado tem, tenha que se confessar. Posso dispensar as crianças da confissão para a primeira comunhão?
» LEIA A RESPOSTA
179. O Ato Penitencial substitui a Confissão?
 
PERGUNTA: Durante o ato penitencial, na missa, faço a Deus meu pedido de perdão. Ele substitui a confissão?
» LEIA A RESPOSTA
178. A Confissão Comunitária substitui a Confissão Auricular?
 
PERGUNTA: Confesso somente em confissão comunitária. Ela tem o mesmo valor que a confissão feita diretamente com o padre?
» LEIA A RESPOSTA
177. O padre tem obrigação de atender os fiéis?
 
PERGUNTA: Não me confesso desde o Natal passado porque o padre de minha paróquia nunca tem tempo para atender seus fiéis. Gostaria de saber se os padres não têm obrigação de atender seus fiéis, principalmente nas confissões?
» LEIA A RESPOSTA
176. Tenho vergonha de confessar
 
PERGUNTA: Sempre tive receio ou vergonha de confessar. O que faço para superar isso?
» LEIA A RESPOSTA
175. O sigilo da Confissão
 
PERGUNTA: Confessei e fiquei sabendo que o padre comentou sobre meus pecados com outras pessoas. Estou muito constrangida com isso. O que faço?
» LEIA A RESPOSTA
174. Paramentos do sacerdote para a Confissão
 
PERGUNTA: Fui confessar e o padre que me atendeu não usou nem batina e nem estola. Minha confissão foi válida?
» LEIA A RESPOSTA
173. Confissão x Confissionário
 
PERGUNTA: Por que a maioria dos padres, hoje, não atende mais confissão dentro do confessionário?
» LEIA A RESPOSTA
172. Confissão com Deus
 
PERGUNTA: Posso me confessar diretamente com Deus?
» LEIA A RESPOSTA
171. Hinos apropriados para a Exposição do Santíssimo
 
PERGUNTA: É correto durante a exposição do Santíssimo Sacramento cantar cânticos, como, por exemplo, "A nós descei divina luz?
» LEIA A RESPOSTA
170. Carta de Renúncia de Coordenador de Comunidade
 
PERGUNTA: Pode-se exigir uma carta de renúncia de um Coordenador de Comunidade? Por que?
» LEIA A RESPOSTA
169. "Caixa 2" em uma Comunidade Paroquial
 
PERGUNTA: O que pode acontecer na vida de uma comunidade paroquial quando a Paróquia descobre que a mesma possui uma conta em caixa dois (e outras)?
» LEIA A RESPOSTA
168. Pessoa sem Batismo
 
PERGUNTA: Minha cunhada nunca batizou o meu sobrinho e quando eu pergunto quem são os padrinhos, ela fala que é Nossa Senhora Aparecida. É que ela, na hora do parto, ofereceu a Nossa Senhora, como afilhado, o filho. Fez isso para que tudo transcorresse bem no parto. Graças a Deus ocorreu tudo bem. Á vista disso, todo ano ela leva o menino a Aparecida, para visitar a madrinha. Eu, apesar de achar lindo esse gesto e ir com ela até lá, não concordo que ela não queira batizar de verdade o filho e arranjar padrinhos reais, de acordo com a nossa tradição católica.
» LEIA A RESPOSTA
167. Casamento - Padrinho menor de idade
 
PERGUNTA: Posso convidar uma pessoa menor de idade (12 anos) para ser minha madrinha no casamento religioso?
» LEIA A RESPOSTA
166. Livro sobre a "Pastoral da Visitação"
 
PERGUNTA: Onde encontro um livro que trate da "Pastoral da Visitação"?
» LEIA A RESPOSTA
165. Posso casar na Igreja Católica sendo de outra religião?
 
PERGUNTA: Sou católica, mas meu noivo se converteu a outra religião e não é mais católico. Após o casamento, provavelmente, seguirei a religião dele, pois Deus é um só. Quero partilhar que, ultimamente algumas atitudes, opiniões e regras da Igreja católica têm me incomodando e não ando me sentindo bem. Diante de tudo isso a minha dúvida é se me caso ou não na Igreja Católica. Queremos uma coisa simples e mais econômica (o que não combina com o casamento na Igreja Católica, pois tem que pagar uma taxa aqui, outra ali). Ele não se opõe a casar na igreja, mas tem horas em que acho meio incoerente, já que vamos caminhar em outra religião. Há momentos também em que penso que deveria casar na Igreja Católica, porque pode ser que eu não me encontre nessa outra igreja! Se não me encontrar nesta outra religião vou querer retornar para a católica, porém não quero viver em pecado, como dizem. Por outro lado, se não der certo e um dia eu tiver que me separar e voltar, de qualquer jeito estarei vivendo em pecado e não poderei participar ativamente como hoje participo e também não poderei receber a comunhão. Sei que talvez seja cedo para pensar nisso, mas minha decisão hoje vai influenciar no futuro e por mais que eu pense que vai dar tudo certo, não sei o que fazer. Havíamos pensado em uma benção, mas isso não é matrimônio e aos olhos da igreja, mais uma vez estarei "vivendo em pecado". O que devo fazer?
» LEIA A RESPOSTA
164. Batismo - Pais em união ilegítima
 
PERGUNTA: Não sou casada no civil e nem no religioso. Vivo com o meu marido em união estável. Gostaria de saber se é possível batizar nosso filho sem sermos casado no religioso?
» LEIA A RESPOSTA
163. "Consagração" do Dízimo
 
PERGUNTA: E litúrgico fazer a consagração do dizimo antes da consagração do pão e do vinho durante a missa? E quanto à consagração dos dizimistas antes da consagração do pão e vinho, pode ser feita?
» LEIA A RESPOSTA
162. Batismo - Padrinhos em união ilegítima
 
PERGUNTA: Só fui batizada na igreja católica e hoje não freqüento nem uma religião. Meu companheiro é católico e vivemos juntos há sete anos. Vivemos bem e temos boa índole. Pretendemos nos casar, mais gostaria de batizar minha sobrinha antes. Isso é possível?
» LEIA A RESPOSTA
161. Nulidade de Casamento
 
PERGUNTA: Entrei com o pedido de nulidade matrimonial no Tribunal Eclesiástico. Nestes dias recebi a mensagem do Tribunal dizendo que o meu caso não consta nulidade em primeira instância. Não me utilizei de um advogado para dar entrada nesse processo. O que devo fazer agora?
» LEIA A RESPOSTA
160. Casamento sem "Pompas"
 
PERGUNTA: Quero me casar, mas sem a cerimônia na Igreja Católica. É possível receber a benção do matrimonio na igreja católica, de uma maneira mais reservada, sem aquela cerimônia toda que se costuma fazer?
» LEIA A RESPOSTA
159. Casamento depois de ter filhos
 
PERGUNTA: Eu moro junto há dois anos, e tenho um filho de um ano. Posso casar no religioso e batizar meu filho na mesma cerimônia?
» LEIA A RESPOSTA
158. Batizados Particulares
 
PERGUNTA: Vou celebrar o aniversario de um aninho do meu filho e gostaria de batizá-lo no mesmo dia. A festa será num lugar lindo, um sítio. Gostaria de saber se é possível realizar o batizado lá também? Caso seja possível, quais são as providências a serem tomadas?
» LEIA A RESPOSTA
157. Missa de Sétimo Dia e "Perfuração do Fel"
 
PERGUNTA: Gostaria de saber quanto ao assunto de que a Missa do sétimo dia também tem relação com a perfuração do fel da pessoa que ocorre no sétimo dia.
» LEIA A RESPOSTA
156. Segunda União e os preconceitos da comunidade
 
PERGUNTA: Conheci uma pessoa que está com um processo de nulidade matrimonial no tribunal eclesiástico. O mesmo já foi aprovado na primeira instância porque se enquadra em duas cláusulas do Código de Direito Canônico. Procurei um padre para uma orientação espiritual e perguntei se eu poderia me relacionar com essa pessoa. Ele disse que sim, porque o namoro é a fase do conhecimento e que a Igreja não tem um posicionamento definido sobre esse assunto, mas opiniões divergentes. Vivemos a castidade, namoramos na santidade, conforme pede a Igreja. Mas estou sofrendo pressões por parte da comunidade que não entende esta situação. O que é o certo?
» LEIA A RESPOSTA
155. Segunda União
 
PERGUNTA: Fui casado durante onze anos e estou separado há cinco. O motivo da minha separação foi o ciúme patológico de minha esposa. Agora vivo com outra companheira e gostaria de me casar novamente. Porém, lendo algumas de suas respostas, vi que no meu caso isso será praticamente impossível. Eu me casei somente no religioso e não no civil (então sou solteiro). Neste caso, poderei casar com ela no religioso?
» LEIA A RESPOSTA
154. Nulidade de Casamento Religioso
 
PERGUNTA: Casei na Igreja Católica. Sou separado há seis anos. Pretendo conseguir a nulidade do meu casamento. Porém, assistindo a um programa de uma TV Católica, em que se debatia o tema da nulidade matrimonial, fiquei sabendo de alguns casos dos quais eu me enquadro. Neste mesmo programa dizia que para conseguir a nulidade do casamento há que entrar com um processo no tribunal eclesiástico, e que para isso a parte interessada deve arcar com os gastos. O programa falava de algo em torno de quatro salários mínimos, valor que eu não disponho. Dizia também que este valor é para pagar a um Bispo (advogado de defesa) para poder comprovar a nulidade. Sei que tenho como provar a nulidade do meu casamento, porém não posso pagar estas despesas. Como proceder, já que pretendo ter uma segunda união conjugal com a benção de Deus e da Santa Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
153. Divórcio x Casamento Religioso
 
PERGUNTA: Fui casado somente no civil e já dei entrada nos papéis do divórcio. O advogado me disse que sai em dois meses. Posso marcar meu casamento na Igreja antes de sair o divorcio? Estou precisando confirmar o salão da festa, mais tenho medo de deixar tudo acertado com o buffet e quando for marcar na Igreja a data não estiver disponível.
» LEIA A RESPOSTA
152. Batismo x pai ausente
 
PERGUNTA: Eu tenho uma filha com nove anos e ainda não a batizei por que o pai dela foi embora e não voltou mais. Eu gostaria muito de resolver isso e de batizá-la logo. Como devo proceder?
» LEIA A RESPOSTA
151. Batismo x Comunhão
 
PERGUNTA: Meu afilhado fará a sua primeira Comunhão, mas eu não estarei presente, pois moro em outro Estado. Isso atrapalhará a comunhão dele?
» LEIA A RESPOSTA
150. Sexo antes do casamento
 
PERGUNTA: Acabei de ser crismado e tive relação com a minha namorada. Posso comungar?
» LEIA A RESPOSTA
149. Casamento Protestante
 
PERGUNTA: Posso comungar depois de ir a um casamento em igreja protestante?
» LEIA A RESPOSTA
148. Pastoral do Dízimo
 
PERGUNTA: Sou coordenadora da pastoral do dizimo de minha paróquia e gostaria de algumas sugestões para torná-la mais eficiente.
» LEIA A RESPOSTA
147. Separação em outra igreja
 
PERGUNTA: Casei na Igreja do Evangelho Quadrangular e no Civil. Estou agora em processo de separação. Eu sonho em casar na Igreja Católica. Se algum dia eu quiser, posso casar na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
146. Separação em outra igreja
 
PERGUNTA: Quero saber se posso casar com a minha namorada na Igreja Católica, pois ela já foi casada na Igreja Evangélica?
» LEIA A RESPOSTA
145. Documentos perdidos
 
PERGUNTA: Tenho a lembrança de batismo, mas a da primeira comunhão e da crisma, apesar de ter feito ambas, acabei perdendo na mudança. Poderei casar no religioso sem estes dois comprovantes, apenas com o comprovante do batismo?
» LEIA A RESPOSTA
144. Separação e segunda união
 
PERGUNTA: Casei-me no civil em 1978 e me separei. Porém, não me separei legalmente. Hoje vivo com uma pessoa solteira. Posso me casar com ela no religioso?
» LEIA A RESPOSTA
143. Batismo - Padrinhos separados
 
PERGUNTA: Minha irmã, antes de falecer, escolheu a madrinha para batizar sua filha. Só que a madrinha era casada na igreja e hoje é separada. Ela pode batizar minha sobrinha?
» LEIA A RESPOSTA
142. Comunhão e Crisma
 
PERGUNTA: Posso comungar sem ser crismado?
» LEIA A RESPOSTA
141. Crisma e União Ilegítima
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se uma pessoa que vive junto com outra, sem o sacramento do matrimonio, pode receber o sacramento da Crisma, pois tive duas amigas que fizeram toda a preparação e no final, informaram que elas não poderiam receber o sacramento, pois não eram "casadas". Isso e correto?
» LEIA A RESPOSTA
140. Anulação de Casamento
 
PERGUNTA: Minha filha ficou casada durante 12 anos. Um dia o marido dela disse que nunca a amou e que o casamento, para ele, não tinha valor algum. Ele saiu de casa e está morando com a mãe dele. Ela ficou sozinha com os dois filhos. Neste caso e possível anular o casamento religioso?
» LEIA A RESPOSTA
139. Comunhão e União Ilegítima
 
PERGUNTA: Vivo maritalmente com meu namorado, mas não somos casados. Disseram-me que não podemos comungar. Conversamos com o padre da nossa comunidade e ele me liberou, mas minha mãe ainda insiste em nos dizer que não podemos. Ficamos um bom tempo sem ir à Igreja, mas agora que voltamos, queria saber se podemos nos confessar normalmente e voltar a comungar?
» LEIA A RESPOSTA
138. Batismo - Vários Padrinhos
 
PERGUNTA: Fui convidada, junto com meu marido, para sermos padrinhos de batismo. Porém sei que outro casal também foi convidado para serem padrinhos? Pode haver dois casais de padrinhos no batismo?
» LEIA A RESPOSTA
137. Posso casar na Igreja com quem não tem religião?
 
PERGUNTA: Sou católica e meu noivo não possui religião. Gostaria de casar na Igreja (receber uma benção). Há como isto acontecer sem que seja necessário que ele se batize?
» LEIA A RESPOSTA
136. Separação e Padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Sou divorciada e fui convidada para ser madrinha de batismo de um menino, filho de uma grande amiga. Gostaria de saber se posso batizá-lo? Eu não fui casada na Igreja Católica, pois meu ex-marido era evangélico. Sou batizada na igreja, mas não sou crismada. Como devo proceder? Eu seria a madrinha e um primo da mãe da criança seria o padrinho, já que não tenho marido.
» LEIA A RESPOSTA
135. Separação e Comunhão
 
PERGUNTA: Fui casada e faz um ano que me separei. Agora estou namorando. Gostaria de saber se eu posso comungar, e se meu namorado também pode?
» LEIA A RESPOSTA
134. O meu namorado pode ser o meu padrinho de Batismo?
 
PERGUNTA: Tenho quase 21 anos de idade e nunca fui batizada, pois meus pais seguem outra religião. Apesar disso, eles são casados na Igreja. Tenho um namorado que já tem os três sacramentos (batismo, eucaristia e crisma). Sua família é católica. Eu não conseguia entender a paz que eu sentia diante deles. Na verdade eu até sabia, mas não queria aceitar talvez. Até que depois de alguns meses de namoro eu e meu namorado passamos por uma crise enorme, eu brigava, fazia coisas completamente sem sentido. Eu mesma não conseguia entender como eu conseguia fazer tudo aquilo. Quase nos separamos, até que um dia olhei para o céu e pedi a Deus que, se ele realmente estivesse ali, desse a graça da paz no meu relacionamento. No dia seguinte, tudo mudou. Até hoje me emociono ao lembrar. Quando falei para o meu namorado que agora mais do que nunca eu queria ser católica, me batizar, fazer todos os sacramentos, que eu queria ser cristã, porque finalmente eu havia encontrado a paz que eu tanto queria, ele ficou muito feliz. Ele me conduziu, ensinou-me as orações, passou a me levar as missas. Ele tem um tio padre que vem no final do ano para me batizar. Gostaria que meu namorado fosse meu padrinho. É possível? Pergunto isso porque minha sogra, muito católica, disse que não traz sorte haver dois sacramentos entre duas pessoas, marido e mulher. Porém, ele, mas do que ninguém foi quem me conduziu a Deus. Ele me levou até Deus. Ele foi à melhor influência que eu poderia ter e sei que assim como ele já faz hoje, se meus pais vir a se ausentar, sei que ele sempre estará ao meu lado. Temos, sim, a intenção de nos unirmos perante Deus e nossa relação é muito séria. Mas fiquei mal depois do que minha sogra disse. Meu coração pede muito que seja ele o meu padrinho, mas não sei se a Igreja aceita e até que ponto essa má sorte é real. Preciso de uma orientação. Posso chamá-lo para ser meu padrinho de batismo sem culpas e com a benção do senhor?
» LEIA A RESPOSTA
133. Casamento sem "Pompas"
 
PERGUNTA: Casarei no civil e gostaria de receber a benção do padre. Porém, não tenho como fazer uma cerimônia grande, com decoração. Existe a possibilidade de receber esta benção, pois para nós o que importa e o significado da bênção e não a cerimônia?
» LEIA A RESPOSTA
132. Segunda União
 
PERGUNTA: Já me casei uma vez na Igreja Católica, mas me divorciei. Eu gostaria de saber se posso me casar novamente na Igreja?
» LEIA A RESPOSTA
131. Consagração à Nossa Senhora
 
PERGUNTA: Consagrei minha afilhada no dia de seu batismo perante Nossa Senhora. Porém, o ato não feito por um padre e, sim, pela Ministra da Eucaristia. O padre disse que não valeu. No dia 12, sem saber, pensando em ser uma benção, minha prima levou a minha afilhada ao altar e a consagrou novamente. O padre apenas rezou uma Ave-Maria e disse que estava consagrando. Pergunta: eu continuo sendo a madrinha dela de consagração ou é a minha prima? Se for minha prima, há um jeito de anular essa consagração, pois foi feita sem saber?
» LEIA A RESPOSTA
130. Batizar duas vezes
 
PERGUNTA: Tenho um filho de três anos completo que foi recentemente batizado. Porém eu não compareci ao batismo e nem ao curso. Fui comunicado pela mãe do meu filho uns seis dias antes do batismo (detalhe: sou separado da mãe dele). Pois bem, além disso, as pessoas que foram padrinhos do meu filho, foram convidadas sem o meu conhecimento e consentimento. Eram uma irmã e um irmão da mãe do meu filho, mas eu não tenho amizade com eles, uma vez que não possuímos, infelizmente, simpatia por eles. A minha pergunta é: eu posso batizar o meu filho novamente na Igreja Católica, isto é, em uma paróquia de outra cidade, com os padrinhos que eu escolher? Pergunto isso porque eu me sinto com remorso de não ter batizado o meu filho antes, devido a problemas pessoais decorrente da separação, e também pelo fato de eu não ter alguma afinidade com os padrinhos por ela escolhido, pois eu não me sentiria bem ali, no altar com eles, pois eu enfrento um conflito jurídico com a mãe do meu filho, apesar de estar em dia com as minhas obrigações de pai, como, por exemplo, com a pensão alimentícia e as visitas aos finais de semana. Além do que procuro sempre estar a par do que acontece com o meu filho na medida do possível.
» LEIA A RESPOSTA
129. Posso batizar minha filha sem eu ser batizada?
 
PERGUNTA: Gostaria de saber o que devo fazer para poder batizar minha filha na Igreja Católica, pois não sou batizada.
» LEIA A RESPOSTA
128. Inferno e Purgatório
 
PERGUNTA: Quando a Igreja assumiu a doutrina sobre inferno e purgatório? Como ensinar as pessoas sobre onde é (em que lugar) o inferno e o purgatório? Preciso de subsídios para entender melhor o assunto.
» LEIA A RESPOSTA
127. Anulação de Casamento
 
PERGUNTA: Um casamento pode ser considerado nulo caso seja provado que uma das partes mantinha um relacionamento com outra pessoa? E depois, perante a Igreja, como fica a situação dos envolvidos? Poderão participar normalmente e até mesmo casar-se?
» LEIA A RESPOSTA
126. O papel da madrinha de consagração
 
PERGUNTA: Fui convidada para ser madrinha de consagração. Explique-me, por favor, qual o papel da madrinha de consagração na vida da criança?
» LEIA A RESPOSTA
125. Segunda União
 
PERGUNTA: Conheci um rapaz há cinco anos. Ele é divorciado. Passou cerca de seis anos namorando e apenas três anos casado. Ele se separou quando a filha tinha três anos. Foi a sua esposa quem decidiu se separar, alegando que não o amava mais. Ela, após cinco anos, arranjou outro companheiro. Ele só me encontrou uns dez anos depois. Sou católica. Fiz crisma. Sou batizada. Participei de grupos de perseverança. Freqüento as missas. Minha mãe faz parte do grupo “Anuncia-me”, da Pastoral de Saúde e da Oficina de Oração. Ou seja, fui criada num ambiente católico e queria muito me casa na Igreja (na paróquia de São Francisco de Assis). Para alegria minha e de minha família, ele se divorciou no civil há uns três anos. O que faço? Sei que este tema é polêmico, mas sei também que há paróquias que celebram o casamento de pessoas separadas. Não quero viver em pecado, mas foi ela, a ex-esposa, quem alegou não o amar mais. Será que temos que ficar infelizes e nunca mais amar de novo? O divorciado, neste caso, tem que pagar com sua felicidade e ficar sozinho só porque a ex-companheira decidiu que não o amava mais? Gostaria muito de casar na igreja. Sou solteira e como boa católica, não queria fazer uma celebração apenas. Quero entrar na igreja vestida de noiva, como sempre sonhei.
» LEIA A RESPOSTA
124. A ex-mulher do meu noivo não nos deixa em paz...
 
PERGUNTA: Meu namorado foi casado somente no civil e já se divorciou. Ele tem uma filha desse casamento e paga a pensão dela. Ele fica com a filha todo fim de semana, só que a sua ex-mulher não o deixa em paz. Ela liga de madrugada usando a menina para chantageá-lo. Por qualquer coisa ela ameaça ir à justiça. Estou de casamento marcado mais não estou sabendo lidar com essa situação. Eu não sou culpada pela separação deles. Ele casou com ela por causa da gravidez. Eu amo muito ele mais estou perdida com essa situação. O que posso fazer? Será que devo me casar com esse tormento em nossas vidas?
» LEIA A RESPOSTA
123. Batismo - Padrinhos solteiros
 
PERGUNTA: Há uns meses atrás, fui convidada, junto com meu namorado, para ser madrinha de batismo da minha sobrinha de um ano e oito meses. Amo muito minha sobrinha. Ela é parte de minha vida. Super feliz eu comentei sobre o convite com algumas colegas da faculdade. Uma delas me deixou meio apreensiva porque disse que o casal de namorados que batiza uma criança, não casa, e que isso aconteceu com ela três vezes. Eu acredito muito em Deus, e sei que só quem decide o nosso caminho é Ele. Porém, ainda tenho um pouco de medo de perder quem eu tanto amo. Ele é um homem de bem e é a pessoa que eu quero ao meu lado pro resto da vida. Só que também não quero deixar de batizar a "pessoinha" que eu mais amo nesse mundo. Eu não consigo ver algo de ruim no fato de Deus ter colocado no meu caminho uma criança para batizar.
» LEIA A RESPOSTA
122. Anulação de Casamento
 
PERGUNTA: Meu marido já foi casado na Igreja Católica, mas não fez à primeira comunhão e nem se crismou. Gostaria de saber se seu casamento pode ser anulado por estes motivos
» LEIA A RESPOSTA
121. Quero ser um diácono
 
PERGUNTA: Eu já convivo com a minha esposa há oito anos e tenho um filho que vai fazer nove anos em dezembro. Nasceu em meu coração o desejo de tornar-me um diácono permanente da Igreja católica. Hoje, eu e minha esposa estamos nos preparando para o matrimônio. Eu tenho 34 anos e minha esposa 28 anos. Nós estamos de acordo com o diaconato, pois eu sou ex-seminarista. A pergunta é se posso ser ordenado diácono?
» LEIA A RESPOSTA
120. Software para Secretaria Paroquial
 
PERGUNTA: Sou secretaria paroquial há cinco anos e gostaria de saber se na sua paróquia é utilizado algum programa para registros, como, por exemplo: SGCP ou outro?
» LEIA A RESPOSTA
119. Batizar duas vezes
 
PERGUNTA: Estou passando por um momento difícil, o qual eu não consigo resolver. Convidei minha melhor amiga para ser madrinha do meu filho. Ela casou e mudou-se para outro Estado e não foi possível batizá-lo. Acabei por batizar meu filho com outra madrinha. Porém, ela ainda não sabe. Ela me disse que se eu tiver batizado meu filho sem falar para ela, ela corta a amizade comigo. Acontece que eu a considero mais do que a madrinha do meu filho e temo perder essa amizade. Pergunto: Posso batizá-lo novamente? Existe essa possibilidade sem que ela saiba que o menino já foi batizado? Existe um meio de eu batizar ele novamente em uma cidade vizinha só para satisfazer a vontade dela de ser a dinda do meu filho?
» LEIA A RESPOSTA
118. Casamento - Igrejas diferentes
 
PERGUNTA: Meu noivo é batizado na Igreja Brasileira, porém se declara evangélico. Neste caso, devo me casar com disparidade de cultos ou religião mista? Já entrei em contato com o padre da minha paróquia e com as secretárias, mas me restam dúvidas. O casamento está marcado para o fim de Novembro.
» LEIA A RESPOSTA
117. Batismo em duas igrejas
 
PERGUNTA: É pecado contra o Espírito Santo uma pessoa batizada na Igreja Católica batizar-se outra vez na Igreja Adventista?
» LEIA A RESPOSTA
116. Batismo - Padrinhos irmãos
 
PERGUNTA: Os padrinhos podem ser irmãos, sendo um casado e a outra solteira e terem sido somente batizados na igreja católica?
» LEIA A RESPOSTA
115. Batismo - Madrinha aos 16 anos
 
PERGUNTA: Tenho 16 anos. Posso ser madrinha de batismo do meu irmão mais novo?
» LEIA A RESPOSTA
114. Batismo - Padrinhos de outra igreja
 
PERGUNTA: Sou casado e evangélico. Minha esposa se converteu ao Evangelho há quatro anos. Casamos na igreja Evangélica e no Civil. Porém, uma boa parte da família dela ainda é católica e, por um "pacto" com uma sobrinha dela, elas seriam madrinha dos filhos uma da outra. Sou evangélico há muito mais tempo que minha esposa e informei a mesma que nossa fé não nos dá embasamento para o batizado de crianças. Porém, por uma influência ou pressão por parte da família da minha esposa, ela fez sem minha autorização e escondido, o curso de Batismo e batizou o menino. No dia do Batismo ela me disse que só iria à cerimônia por consideração, que não seria a madrinha, porém ela acabou batizando a criança com um conhecido da família. Agora minha esposa está muito arrependida. Ela havia escondido e mentido para mim e para o nosso Pastor. Gostaria de saber se este batismo foi feito de forma correta? Fatos: somos casados em uma Igreja Evangélica (Genesis 2:24 fala de uma só carne); minha esposa fez este curso escondido, sem meu consentimento, somente para agradar a família; foi madrinha sem minha autorização. Portanto, é aceita pela Igreja Católica uma madrinha evangélica, casada com um homem que não foi batizado, que não fez Crisma, e ainda com outro conhecido da família? Minha esposa está muito arrependida e quer cancelar este batizado! Creio que houve erros de todas as partes: da família dela que forçou a barra; da minha esposa que não teve a firmeza de não concordar e rejeitar o pedido; da Igreja Católica, aqui no entorno de Brasília que não se preocupou com esses detalhes, os quais pelo que eu li em seu site, são importantes.
» LEIA A RESPOSTA
113. Divorciada pode ser Madrinha de Casamento?
 
PERGUNTA: Fui casada na igreja e me divorciei. Fui convidada para ser madrinha de um casamento. Posso ou não?
» LEIA A RESPOSTA
112. Segundo Casamento
 
PERGUNTA: Comecei a namorar muito cedo, contra a vontade de meus pais. Aos 16 anos me casei na Igreja e no Civil. Fiquei casada até os 22 anos, quando descobri uma traição do meu marido. Entrei em depressão profunda e me separei dele. Hoje, com 26 anos, namoro faz um ano e meio outro homem e estamos pretendendo nos casar em nome de DEUS. Queria saber o que posso fazer.
» LEIA A RESPOSTA
111. Hino do(a) Padroeiro(a)
 
PERGUNTA: Em qual parte da Celebração Eucarística pode ser cantado o hino da(o) padroeiro(a)?
» LEIA A RESPOSTA
110. Círio Pascal
 
PERGUNTA: O Círio Pascal pode ser substituído pela cruz processional na procissão de entrada da Missa?
» LEIA A RESPOSTA
 
109. Quando um casamento é nulo?
 
PERGUNTA: Quando me casei, foi para sempre. Meu marido já apresentava traços de alcoolismo, mas eu achava que com o meu amor aqueles sintomas desapareceriam e seriamos felizes. Durante dezoito longos anos tentei de tudo para ele parar de beber. Ele ficou cada vez mais agressivo e isso atrapalhou o seu trabalho. Procurei o A.A (Alcoólicos Anônimos), remédio, mas ele sempre me dizia: “tem que me aceitar do jeito que eu sou!”. Na verdade, ele nunca quis parar de beber e por isso nunca quis procurar ajuda. Ele sempre nos maltratou. Até o dia em que não agüentei mais e me separei dele. Nossos filhos são jovens e também não querem mais saber do pai. Eles dizem que ele não quis se tratar e, de fato, não quis mesmo. Assim sendo, pergunto: o meu casamento poderia ser considerado nulo?
» LEIA A RESPOSTA
108. Documentos para a Nulidade do Casamento
 
PERGUNTA: Sou secretária da paróquia e gostaria de saber sobre anulação de casamento. O que a igreja deve entregar a quem deu entrada no pedido de anulação? Há aqui uma senhora que deu entrada no tribunal eclesiástico e veio pedir um documento que o tribunal requereu, porém eu não sei que documento é este e nem ela soube me explicar? Como devo proceder?
» LEIA A RESPOSTA
107. Quando entregar a Certidão de Casamento?
 
PERGUNTA: Sou secretária de uma Paróquia e minha dúvida é sobre dar ou não a certidão de casamento da Igreja aos nubentes. Ela deve ser entregue aos noivos após o casamento, ou não? A secretária que havia aqui anteriormente me informou que eu não devo entregar, mas quando há santificações os noivos sempre vêm em busca desta certidão.
» LEIA A RESPOSTA
106. Batizado em outra igreja
 
PERGUNTA: Sou a secretária da paróquia e há um caso de um noivo que foi batizado na igreja brasileira. Como devo proceder? Entro com o pedido de dispensa?
» LEIA A RESPOSTA
105. Dispensa do Casamento Civil
 
PERGUNTA: Sou secretária paroquial e estou com dúvida: uma viúva pretende se casar novamente, mas quer pedir dispensa do casamento civil para não perder a pensão do marido falecido. Isto é lícito? Pode ser feito?
» LEIA A RESPOSTA
104. Adulto sem Crisma e Comunhão
 
PERGUNTA: Vou me casar. Já fiz a primeira comunhão e a crisma. Meu noivo não tem nenhum destes dois sacramentos. O problema é que ele trabalha de domingo a domingo e só folga uma vez ao mês. Como faço para ele fazer crisma e comunhão, sem interferir no trabalho dele?
» LEIA A RESPOSTA
103. Separação e Castidade
 
PERGUNTA: Sou formador, leigo. Gosto muito de estudar a o Catecismo da Igreja. Um dia, ouvindo o programa “trocando idéias”, da Canção Nova, ouvi que uma pessoa separada que resolve viver em castidade, pode comungar. Onde está essa informação no Catecismo (em que artigo e parágrafo?) para que eu possa me basear e esclarecer alguma dúvida que possa surgir nos momentos que ministro encontros de formação? Procurei, mas não consegui encontrar.
» LEIA A RESPOSTA
102. Pecado x Confissão
 
PERGUNTA: Sou católica praticante e sempre busquei viver uma vida certa. Procurei um namorado que fizesse parte da mesma religião e seguisse como eu sigo para não cairmos nas tentações. Encontrei uma pessoa, mas acabamos caindo na tentação carnal e com isso tivemos uma filha, que está agora com nove meses. Ainda não nos casamos e sempre falo para ele que não quero errar mais uma vez na minha vida religiosa. Confessei esse pecado e comungo, porém não consigo resistir às tentações. Ele sempre me diz que agora que temos uma filha não é mais pecado ter relações. Acabo sempre caindo neste mesmo erro e depois volto a confessar e comungar. Sinto que estou enganando a Deus fazendo isso. Sei que confessar é se arrepender dos pecados e não pecar mais. O que posso fazer para poder comungar sem ressentimentos até que nos casemos?
» LEIA A RESPOSTA
101. Divórcio no Civil x Casamento Religioso
 
PERGUNTA: Fui casada apenas no civil e meu companheiro nunca se casou. Já dei entrada no meu pedido de divorcio. Gostaria de saber se posso me casar na igreja?
» LEIA A RESPOSTA
100. Batismo - Troca de Padrinhos
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se depois da criança já ter sido batizada pode se trocar um padrinho por outro no livro de registro?
» LEIA A RESPOSTA
99. Batismo - Madrinha não casada na Igreja
 
PERGUNTA: Casei no civil com meu esposo que é evangélico e depois tivemos uma benção do pastor da igreja dele. Só que continuo sendo católica e indo à Igreja Católica. Apenas acompanho meu esposo na igreja dele quando ele vai. Meu irmão me chamou para ser madrinha da filha dele que está para nascer, porém já sei que meu esposo não pode ser padrinho por ser evangélico. Minha dúvida é: eu posso ser madrinha da criança com meu pai ou com outra pessoa católica?
» LEIA A RESPOSTA
98. Anulação de Casamento
 
PERGUNTA: Meu marido foi casado no religioso, porém a sua ex-parceira era Evangélica e só foi para religião católica para se casar com ele. Depois da separação ela voltou imediatamente para a igreja dela. Por este motivo a Igreja Católica poderia anular esta união?
» LEIA A RESPOSTA
97. Batismo - Uma madrinha para dois irmãos
 
PERGUNTA: Há um ano e meio adotei dois irmãozinhos, um casal. Gostaria de batizá-los com uma só madrinha. Queria saber se ela pode ser madrinha dos dois?
» LEIA A RESPOSTA
 
96. Segundo casamento
 
PERGUNTA: Já fui casado na Igreja Católica, mas não deu certo o casamento. Agora vivo com outra pessoa. Ela é católica e quer casar. Como posso fazer uma cerimônia? Já sei que na Igreja não posso mais casar? Ela pode receber a comunhão?
» LEIA A RESPOSTA
95. Casamento anulado
 
PERGUNTA: O meu casamento foi anulado. Posso receber o sacramento da ordem? Tenho 43 anos.
» LEIA A RESPOSTA
94. Batismo - Padrinhos separados
 
PERGUNTA: Quero batizar meu filho de sete anos. Ele escolheu para ser o padrinho o meu pai, o avô dele. Só que meu pai não é mais casado com minha mãe. Eles se casaram em 1975 e se separaram. De toda forma meu pai recebeu o sacramento do matrimônio. Hoje em dia ele é casado somente no civil com minha madrasta. Ele pode ser o padrinho? Quero que minha irmã, amada e querida, seja a madrinha do meu filho, mas ela só tem o batismo, pode ser assim mesmo?
» LEIA A RESPOSTA
93. Adulto sem Batismo
 
PERGUNTA: Já sou adulta e ainda não fui batizada, mas vou à missa toda semana. Gostaria de saber se eu posso comungar e quais são os critérios para comungar em uma missa?
» LEIA A RESPOSTA
92. Casamento e Eucaristia
 
PERGUNTA: Vou me casar em fevereiro. Já marquei a data do casamento, porém eu não tenho a eucaristia e nem crisma! Como faço? Estou preocupada, pois não tenho tempo para fazer a catequese.
» LEIA A RESPOSTA
91. Separado em outra igreja (III)
 
PERGUNTA: Eu sou católica e me casei no civil há dois anos. Agora quero casar na Igreja Católica. Meu marido não é católico e nem batizado, porém é divorciado. O casamento dele foi realizado em uma capela, por um ministro da igreja protestante, fora do Brasil. Podemos casar na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
90. Separação e Comunhão
 
PERGUNTA: Padre, eu sou separada. Casei na igreja e me separei. Posso fazer a primeira comunhão?
» LEIA A RESPOSTA
89. Livro de Batizados
 
PERGUNTA: Posso cancelar um registro de batismo no livro de registro de batizados? A criança não compareceu ao batizado.
» LEIA A RESPOSTA
88. Batismo e Casamento no mesmo dia
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se seria possível me casar na igreja na mesma cerimônia do batismo de minha filha? Já sou casada no civil faz três anos, mas ainda não tive condições de casar no religioso. Gostaria muito de me casar na igreja.
» LEIA A RESPOSTA
87. Batismo - Padrinhos Errados
 
PERGUNTA: Meu filho tem dois anos e foi batizado há onze meses. Agora descobri que dei meu filho para pessoas erradas batizarem. Pensava que os padrinhos eram uma coisa e, na verdade, era outra completamente diferente. A madrinha é prostituta e o padrinho usuário de drogas. Ajude-me, por favor, pois meu marido e eu somos católicos e não queremos esse mau exemplo para nosso filho. Eles nos enganaram e eu já não como e nem durmo direito. Fico pensando no mal que fiz ao meu filho. Eu posso trocar esses padrinhos. Não estarei trocando o Espírito Santo que foi dado ao meu filho e sim esses padrinhos. Estou muito deprimida com tudo isso.
» LEIA A RESPOSTA
86. Batismo - Exigências da Igreja
 
PERGUNTA: Estou tentando batizar minha segunda filha, mas ela foi recusada pela igreja porque os padrinhos que escolhi não atendem as exigências imposta pela Igreja. Batizei minha primeira filha sem nenhum problema. Minha mãe é a madrinha e ela é separada. O padrinho não é casado na Igreja. Não entendo porque agora não consigo batizá-la. Escolhi para padrinhos minha irmã, casada no civil e não na Igreja, e meu sobrinho. Mas ele não fez primeira comunhão. Sinto-me descriminada já que sou católica e quero apresentar minha filha ao catolicismo, como fiz com a primeira filha há cinco anos. O que devo fazer?
» LEIA A RESPOSTA
85. Casamento Religioso antes do Casamento no Civil
 
PERGUNTA: Sou divorciada e meu companheiro separado, judicialmente. Nunca fomos casados na Igreja. Pretendemos nos casar na igreja antes do divorcio dele. Podemos?
» LEIA A RESPOSTA
84. Padrinhos de Batismo x Padrinhos de Crisma
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se os padrinhos de batismo não serão mais padrinho só porque na crisma minha filha escolheu outro padrinho? Gosto muito dos padrinhos de batismo, por isso gostaria de saber se, com a crisma, eles deixam de ser padrinhos ou se todos serão padrinhos, tanto os do batismo quanto os da crisma?
» LEIA A RESPOSTA
83. Separado em outra igreja (II)
 
PERGUNTA: Fui casado na igreja cristã evangélica do Brasil, mas me divorciei há um ano. Eu fui católico por muitos anos, fui batizado, fiz a primeira comunhão e recebi o sacramento do crisma na Igreja Católica. Depois passei para igreja evangélica e casei naquela igreja. Estou amando muito uma pessoa que é católica e eu decidi voltar a freqüentar a igreja católica. Estou decidido a educar meus filhos na Igreja Católica. Porém, tenho uma duvida: posso me casar na igreja Católica? Pois quero muito que tudo entre nós seja o mais perfeito possível, e o casamento é parte disso!
» LEIA A RESPOSTA
82. Batizado de Filhos de Pais Separados
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se em um batizado de crianças, cujos pais são separados, o pai da criança é obrigado a ficar no altar junto com a ex-mulher? Eu já sou casado com outra pessoa e o filho que tive com minha primeira mulher será batizado. A mãe do meu filho que será batizado, minha ex-mulher, disse que tenho que ficar ao lado dela no altar? Isso é verdade?
» LEIA A RESPOSTA
81. Divórcio, Segunda União e Batizado
 
PERGUNTA: Fui casada durante sete anos. Casei no religioso. Sempre fui muito religiosa, inclusive estudei em escolas Católicas. Quando casei queria que fosse para sempre, mas não foi. Acabei me divorciando, porém sem nenhum estresse. Nós dois chegamos a conclusão de que não estava dando certo. Entramos em um consenso e terminamos. Hoje estou morando junto com um outro homem que é solteiro. Estou grávida dele e somos muito felizes. Logo que nosso filho nascer queremos oficializar nossa união. Porém, lendo as perguntas desta página, vi que pelo fato de ter me divorciado não poderei me casar novamente na Igreja. Além disso, não posso batizar ninguém, nem mesmo meu filho. Mas, se eu pagar o Dízimo, será que muda a situação? Estou muito decepcionada com a Igreja Católica, não com Deus, pois acredito que Deus não tenha esse preconceito, pois é melhor se separar do que viver em um inferno de brigas conjugais.
» LEIA A RESPOSTA
80. Divorciado no Civil
 
PERGUNTA: Quero me casar no religioso, mas meu noivo, que já foi casado só no civil ainda não tem o divórcio. Ele está separado há mais de nove anos. Podemos casar só no religioso, isto é, só na Igreja?
» LEIA A RESPOSTA
79. Relacionamento Cristão x Não-Cristão
 
PERGUNTA: Afastei-me dos sacramentos e me relacionei com uma pessoa não-cristã. Não estamos mais juntos mas é bem possível que ela esteja grávida. Como deve ser o batismo e a educação dessa criança?
» LEIA A RESPOSTA
78. Separado em outra igreja
 
PERGUNTA: Fui casado na igreja do evangelho quadrangular, mas me divorciei ha um ano. Eu sempre fui católico. Fui batizado e crismado na Igreja Católica. Só me casei na igreja quadrangular por causa da minha ex-mulher que é dessa igreja. Estou noivo de uma outra pessoa. Posso me casar na igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
77. Saltério
 
PERGUNTA: O que e saltério?
» LEIA A RESPOSTA
76. Anulação de Batismo
 
PERGUNTA: Tenho um filho que está com dez anos. Ele foi batizado na Igreja Católica, mas no final do ano passado, através de um exame de DNA, constatou-se que o pai biológico dele não é quem pensávamos que fosse. Na ocasião o seu verdadeiro pai foi o padrinho. Hoje sou casada ha oito anos e meu atual marido o adotou judicialmente como filho. O nosso maior sonho é batizá-lo novamente e anular a anterior já que o pai no registro não é o mesmo. Isto é possível?
» LEIA A RESPOSTA
75. Batismo e Segunda União
 
PERGUNTA: Estou separada ha quatro anos. Já convivo com outra pessoa há dois anos, porém não somos casados. Tenho um filho que vai completar nove anos e eu estou grávida. Tenho as seguintes perguntas: meu filho me pede muito para ser batizado e agora com a vinda da irmãzinha dele, que será batizada, ele também quer ser batizado. Eu e meu atual companheiro somos batizados na Igreja Católica. Ele, inclusive, é crismado. Posso batizar meu filho agora com nove anos, juntamente com a irmãzinha dele? Podemos usar o mesmo casal de padrinhos para batizar os dois?
» LEIA A RESPOSTA
74. Anulação de Batismo
 
PERGUNTA: Posso batizar minha filha outra vez? Os padrinhos que escolhi não merecem a afilhada que têm. Eu cometi esse erro e quero corrigi-lo.
» LEIA A RESPOSTA
73. Troca de Padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Na minha primeira comunhão a catequista me informou que se caso os padrinhos morassem longe, ou não dessem importância para o afilhado, ou algo semelhante, eles poderiam ser trocados na primeira comunhão. Isso é possível ou a catequista estava enganada? Eu troquei os meus. Agora eles são oficialmente meus padrinhos. Pois desde a minha catequese, há uns dez anos, eu os chamo de padrinho e madrinha, e assim os considero.
» LEIA A RESPOSTA
72. Certidão de Casamento
 
PERGUNTA: Sou casada no civil há seis anos e agora gostaria de casar no religioso. Gostaria de saber se além da minha certidão do civil eu também recebo uma certidão do religioso?
» LEIA A RESPOSTA
71. Madrinha de Batismo Grávida
 
PERGUNTA: Escolhi a madrinha do meu filho quando eu ainda estava grávida. Hoje ele esta com seis meses e tive que adiar o batizado por que a madrinha e o padrinho ficaram separados por três dias. Ele descobriu que ela esta grávida do amante. Eles já se reconciliaram e ele a perdoou e ela voltou pra casa. Eu não sou casada, mais moro há sete anos com o Pai dos meus filhos. Padre, ela estando grávida pode ser madrinha do meu filho? Já ouvi dizer que mulher grávida não pode batizar outra criança. E nesse caso, a criança sendo de outro homem e não do marido dela? Por favor, me ajude, pois quero para meu filho padrinhos que possam ser exemplo, já que eu e o pai dele não somos casados.
» LEIA A RESPOSTA
70. Padrinhos de Batismo não casados
 
PERGUNTA: Tenho uma sobrinha que acabou de fazer um ano, porém ainda não foi batizada. Desde seu nascimento, sempre falei para meu irmão da importância do batismo, pois acho fundamental que a criança seja apresentada a igreja e a Deus. Mas só agora consegui convencer meu irmão sobre isso e ele me convidou para ser a madrinha da criança.
Acontece que sou casada apenas no civil. Não consegui casar na igreja por falta de condições financeiras. Sempre tive vontade de ter a benção do padre para que meu casamento fosse muito mais feliz, mas infelizmente não consigo, pois na minha casa apenas meu marido trabalha. Gostaria de saber se tem como fazer o casamento somente com a benção do padre, sem todo aquele planejamento que é feito com decoração, vestido de noiva, etc? Tenho necessidade e vontade apenas da benção, meus pais, sogros e os padrinhos. E, se possível, numa missa. É possível isso?
» LEIA A RESPOSTA
69. União sem o sacramento do matrimônio
 
PERGUNTA: Convivo há 10 anos com um rapaz que é o pai de minha filha de sete anos. Gostaria de saber se posso confessar e comungar?
» LEIA A RESPOSTA
68. Casamento sem o consentimento dos pais
 
PERGUNTA: Convivo com um rapaz, mas não somos casados. Eu gostaria de me casar, mas minha família, ou seja, meus pais, não gostam do rapaz que convivo. Eles não falam com ele. Gostaria de saber se é pecado, ou errado, casar sem que meus pais estejam presentes?
» LEIA A RESPOSTA
67. Namoro um Rapaz Separado...
 
PERGUNTA: Namoro um rapaz que já foi casado na Igreja. Ele tem uma filha. Eu sou católica desde pequena, participo da RCC e sempre tive uma vida religiosa fiel. Não tenho relações no meu namoro. Mesmo assim eu não posso comungar?
» LEIA A RESPOSTA
66. Casamento sem Comunhão e sem Crisma
 
PERGUNTA: Fui casada no civil e religioso, porém não fiz a primeira comunhão e a crisma, e descobri que sem esses sacramentos não poderia ter sido feito meu casamento no religioso. Por conta disso posso anular meu casamento no religioso? Quais são as dificuldades para se conseguir isso? Hoje sou separada e vivo com uma outra pessoa, mas freqüento a igreja e quero muito me casar novamente com meu atual esposo, pois ele e católico e vive em pecado por causa disso.
» LEIA A RESPOSTA
65. Padrinhos de Batismo não casados
 
PERGUNTA: Sou solteira e quero batizar minha filha. Convidei o padrinho que é solteiro e a madrinha casada, porém não com o padrinho. Pode haver o batismo?
» LEIA A RESPOSTA
64. Padrinho de Batismo Evangélico
 
PERGUNTA: Meu namorado e eu fomos chamados para sermos padrinhos do meu sobrinho. Meu namorado foi batizado na Igreja Católica quando bebê, mais agora a família dele é evangélica e ele está indo a Igreja Evangélica. Tem uns dois meses que ele está indo a Igreja Evangélica. Gostaria de saber se mesmo assim ele pode batizar meu sobrinho comigo?
» LEIA A RESPOSTA
63. Cancelamento de Batismo
 
PERGUNTA: Batizei uma criança, mas não quero mais o meu nome no registro de batismo desta, pois os pais se voltaram para o espiritismo. Não sou casada e nem fui batizada na Igreja Católica. Como a Igreja permitiu que eu batizasse uma criança? Gostaria da retirada do meu nome deste registro. Vou precisar entrar com uma ação judicial? Gostaria de um esclarecimento.
» LEIA A RESPOSTA
62. Segunda União
 
PERGUNTA: Uma pessoa que mora com alguém que já foi casado no religioso, pode casar de novo? E ela, a mulher dele, pode ser madrinha de crisma?
» LEIA A RESPOSTA
61. Ofício do Dia
 
PERGUNTA: Qual o significado dos termos "Oficio do Dia”, “Oficio da Festa” e “Oficio da Memória” que constantemente aparecem na Liturgia Diária?
» LEIA A RESPOSTA
60. Batizar duas vezes
 
PERGUNTA: Mesmo sem poder, batizei meu filho duas vezes. Hoje me arrependo do ato que cometi. Isso aconteceu porque tive uma desavença com os padrinhos dele. Tem algo que posso fazer pra consertar esse erro? Detalhe, a madrinha dele, a que ele próprio escolheu, é presente na vida dele. Ajude-me. Já confessei com o padre da minha paróquia, mas quero maiores esclarecimentos.
» LEIA A RESPOSTA
59. Batismo Anglicano
 
PERGUNTA: Minha filha foi batizada na Igreja Anglicana, seria possível batizá-la novamente na Igreja Católica?
» LEIA A RESPOSTA
58. Exigências da Igreja
 
PERGUNTA: Se a Igreja exige certidão de casamento para batizar uma criança, queria saber da certidão de José e Maria para que Jesus possa ser batizado por João Batista. E também quanto Jesus pagou por este batismo? Jesus não exige de forma nenhuma que os pais ou padrinhos sejam batizados ou casados, alias Jesus nem teve padrinhos. Tudo isto é uma exigência que a Igreja faz sem nenhum respaldo na Palavra de Deus.
» LEIA A RESPOSTA
57. Batismo sem autorização da mãe
 
PERGUNTA: Tenho a guarda de uma criança. A mãe está viva. Posso batizá-la sem o consentimento dela?
» LEIA A RESPOSTA
56. Certidão de Batismo
 
PERGUNTA: Por motivos de desavenças familiares, alterei o sobrenome da minha filha. Agora ela vai fazer a primeira comunhão e gostaria de saber se é possível alterar o nome dela na certidão de batismo, pois o nome antigo foi trocado em todos os seus documentos atuais, menos na certidão de batismo.
» LEIA A RESPOSTA
55. Casamento entre religiões diferentes
 
PERGUNTA: Tenho 21 anos e, se tudo correr bem, pretendo realizar o sonho de me casar ainda esse ano. Porém, enfrento alguns problemas: a mãe do meu noivo era evangélica e por esse motivo meu noivo não é batizado na Igreja Católica. Eu cresci na Igreja Católica, mas depois de crismada, me afastei um tempo. Meu sonho sempre foi casar na igreja que cresci, que é a igreja Nossa Senhora Aparecida. Esse era também o sonho da minha avó, que infelizmente não está mais fisicamente conosco para poder ver esse grande momento. Mas não sei como agir, pois meu noivo não expressa o desejo de ser batizado na Igreja Católica. Tenho certeza que, se eu pedir, ele o fará, mas acredito que isso é uma coisa que deva partir dele. Por causa disso, não peço que seja batizado. Mas ele, para realizar meu sonho, aceita casar na Igreja Católica. Pergunto: isso é permitido? Além disso, não quero ter que me casar numa outra igreja, a que ele freqüenta, apesar de respeitar. Não sei o que fazer...
» LEIA A RESPOSTA
54. Madrinha de Consagração
 
PERGUNTA: Eu fui escolhida para ser madrinha de consagração. Gostaria de saber se para ser madrinha de consagração é exigido que eu seja batizada?
» LEIA A RESPOSTA
53. Batismo - A Escolha dos Padrinhos
 
PERGUNTA: Preciso batizar meu filho e o pai da criança, que não vive comigo, quer escolher os parentes da parte dele para serem os padrinhos, sendo que os mesmos nem se quer ligam para saber como ela está. Não acho certo porque padrinho é segundo pai e madrinha é segunda mãe. Pergunto: se eu batizar sozinha e escolher os padrinhos que realmente valorizam meu filho, poderei enfrentar algum problema judicial?
» LEIA A RESPOSTA
52. Separação e Comunhão
 
PERGUNTA: Casei na igreja e passei dois anos e quatro meses casado e depois me separei. Pergunto: posso namorar e comungar?
» LEIA A RESPOSTA
51. Casamento sem o Batismo
 
PERGUNTA: Namoro há dois anos e fui pedida em casamento. Ele é católico e a família dele também. Eu sempre freqüentei a Igreja Católica, mas nunca cheguei a ser batizada, pois quando pequena houve briga entre as famílias de meu pai e de minha mãe, pois uma era protestante e a outra católica. Quando cresci, comecei a freqüentar a Igreja Católica, mas nunca fui batizada ou crismada. Acho que por vergonha por já ser grande. Mas quero casar na Igreja Católica. O que devo fazer?
» LEIA A RESPOSTA
50. Padrinhos menores e solteiros
 
PERGUNTA: Minha tia teve uma linda criança. Ela quer que meu primo e eu sejamos padrinhos da menina, mas tem um problema: somos menor de idade. Podemos batizá-la assim mesmo? Por favor, responda minha pergunta o mais rápido possível.
» LEIA A RESPOSTA
49. Madrinha menor e solteira
 
PERGUNTA: Posso batizar um bebê sendo de menor e não casada?
» LEIA A RESPOSTA
48. Padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se posso ser padrinho de uma criança não sendo crismado e sendo divorciado?
» LEIA A RESPOSTA
47. Batizar mais de uma vez
 
PERGUNTA: Minha irmã batizou minha filha, porém brigou comigo, me desejou mal não tem mais contato com minha filha. Além disso, me desejou minha morte. Será que posso batizar minha filha de novo?
» LEIA A RESPOSTA
46. Nome de recipientes dos óleos usados nos sacramentos
 
PERGUNTA: Qual é o nome dado ao recipiente onde ficam armazenados os óleos dos Catecúmenos e do Crisma, que são utilizados durante a cerimônia do Batismo?
» LEIA A RESPOSTA
45. Significado das indicações Bíblicas
 
PERGUNTA: O que significa a vogal "a" e a consoante "b" que aparecem em algumas citações bíblicas, como por exemplo: At 16, 14b?
» LEIA A RESPOSTA
44. Padrinhos que se separam depois do casamento
 
PERGUNTA: Batizei meu filho e depois de 50 dias os padrinhos se divorciaram. Foi uma surpresa e um choque para todos. Como aprendi no curso de preparação para o batismo que um dos quesitos para escolha dos padrinhos é a vida matrimonial em harmonia, com certeza não havia isso com o casal visto que em menos de dois meses depois eles se separaram. Como posso solucionar isso?
» LEIA A RESPOSTA
43. Batismo de filho sem pai
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se posso batizar o meu filho sem o pai, pois não sei dele e o meu filho já vai fazer três anos e ainda não o batizei. Tenho também uma outra filha do meu atual companheiro que pretendo batizar no verão. Queria batizar os dois para não haver divergências entre os irmãos.
» LEIA A RESPOSTA
42. Separação e Comunhão
 
PERGUNTA: Há algum tempo atrás fui casado, mas depois de um tempo percebi que eu não amava minha esposa. Nós nos separamos e divorciamos e, desde então, eu nunca mais consegui me confessar e, sabendo que também não posso mais comungar, quando vou a Missa, sinto uma agonia profunda na hora da Comunhão. O que o Sr. pode me dizer sobre isso?
» LEIA A RESPOSTA
41. Madrinha de Batismo
 
PERGUNTA: Gostaria de uma orientação. Minha irmã teve uma menina linda que eu amo muito como se fosse minha filha. Ela é solteira e de menor. Ela está com o pai de sua filha, mas não são casados. Ela deposita uma grande confiança em mim. Somos irmãs e agente se ama muito. Estamos tendo problema quanto ao batismo porque, sou casada apenas no civil.
Fui conversar com o padre, expliquei toda a minha situação a ele. O padrinho é o meu irmão. Só que o padre disse que não poderia fazer o batismo, pois eu não sou casada na Igreja. Disse a ele que não sou casada na Igreja, mas sei que Deus esta iluminando o meu casamento. Casei só no civil porque não tinha condições financeiras de me casar na Igreja naquele momento. Até foi meu pai quem me deu o dinheiro para eu me casar no civil. Mesmo assim os dois padres com quem eu conversei não quiseram realizar o batizado de minha sobrinha. Fiquei muito triste, pois eles nem me deixaram falar direito e já foram abrindo a porta da sala para eu me retirar.
Os pais chamam para padrinhos quem eles confiam. Aqueles que na ausência deles cuidam dos seus filhos, mostram qual o caminho para Deus. Eles disseram que eu não posso ser madrinha porque não sou casada no religioso. Então quer dizer que qualquer pessoa casada, mesmo que não liguem para a criança, que não freqüentem a igreja e que não tenham religião nenhuma, tem o direito de ser padrinhos e eu não? Amo a minha sobrinha. Então a opinião dos pais não vale? Sei que Deus não se recusaria a batizar um filho dele. Os padres podem orientar, mas não se recusar a batizar uma criança inocente. Aguardo uma resposta.
» LEIA A RESPOSTA
40. Troca de Madrinha
 
PERGUNTA: Meu filho foi humilhado pela madrinha. Se não for possível ele ter outra madrinha, vou começar a ir a igreja da minha mãe.
» LEIA A RESPOSTA
39. Cerimônia de Casamento
 
PERGUNTA: É verdade que na Quarta-feira da Semana Santa, não e possível realizar cerimônias de casamento?
» LEIA A RESPOSTA
38. Batismo e Divórcio
 
PERGUNTA: Namoro uma pessoa que é divorciada. Sei que para a igreja isso não é correto mas, nos amamos muito e queremos construir uma família. Não fui eu o motivo da sua separação. Sabemos também que não podemos comungar, só que recebi um convite para batizar a filha de uma grande amiga. Posso batiza-la? Estou desesperada, pois sempre quis ser madrinha e agora recebi este convite mais não sei se posso.
» LEIA A RESPOSTA
37. Criança falecida sem o Batismo
 
PERGUNTA: Qual o procedimento com referência ao batismo da criança que nasce morta?
» LEIA A RESPOSTA
36. Padrinhos de Consagração
 
PERGUNTA: Meus filhos, um de quatro e uma de dois anos, já foram batizados. Porém, não tiveram padrinhos de consagração. Como posso fazer para oficializar isso? Existe essa possibilidade?
» LEIA A RESPOSTA
35. Aspersão e Incenso
 
PERGUNTA: Quais são os momentos da celebração Eucarística e os Tempos Litúrgicos em que se fazem uso da aspersão e o uso de incenso?
» LEIA A RESPOSTA
34. Batizar duas vezes
 
PERGUNTA: Eu gostaria de saber se eu posso batizar minha filha duas vezes. Ela foi batizada nos Estados Unidos e os padrinhos não estão se comportando como devia. Eu não estou satisfeita e gostaria de batizá-la novamente no Brasil. Isso é possível? Por favor, gostaria de uma resposta. Isso é muito importante pra mim. Obrigado.
» LEIA A RESPOSTA
33. Batismo - Padrinhos não batizados
 
PERGUNTA: Não sou batizado na Igreja Católica porque minha mãe sempre foi cristã protestante, mas recebi o convite para batizar uma criança. É possível que eu batize mesmo sem ser batizado?
» LEIA A RESPOSTA
32. Batismo com apenas a madrinha
 
PERGUNTA: Casei no civil, mas me separei. Tenho um filho de cinco anos e desde que eu estava grávida convidei a minha irmã para ser madrinha. O padrinho ia ser o noivo dela, mas infelizmente ele veio a falecer. Quero saber: posso batizá-lo sem o padrinho? Por que as paróquias colocam tantos empecilhos para o batismo? Minha irmã tem 25 anos e ainda não fez a crisma. Ela pode ser a madrinha?
» LEIA A RESPOSTA
31. Batismo de criança de pais separados
 
PERGUNTA: Sou separada do pai de meu filho. Meu filho tem quase 4 anos e ainda não foi batizado porque o pai dele nunca pode. Além disso, não concordo com os padrinhos que ele propõe. Enfim, ele não se importa! Minha dúvida é se posso batizá-lo sozinha, sendo separada judicialmente? Também não casamos na igreja. Minha filha de 10 anos pode ser madrinha do irmão?
» LEIA A RESPOSTA
30. Semana Santa
 
PERGUNTA: Quais os dias da Semana Santa em que não podemos levar a Eucaristia aos doentes?
» LEIA A RESPOSTA
29. Quarta-feira Santa
 
PERGUNTA: Por que neste dia não temos a celebração da Santa Missa?
» LEIA A RESPOSTA
28. Cinzas (da Quarta-feira de Cinzas)
 
PERGUNTA: O que e feito das cinzas que foram abençoadas na quarta-feira e não foram utilizadas para a imposição?
» LEIA A RESPOSTA
27. Diferença entre Alva e Túnica
 
PERGUNTA: Existe diferença entre alva e túnica?
» LEIA A RESPOSTA
26. Lecionário Santoral
 
PERGUNTA: É possível saber quantos e quais são os dias em que as leituras bíblicas são proclamadas no Lecionário Santoral?
» LEIA A RESPOSTA
25. Oração Eucarística
 
PERGUNTA: É possível saber quantas orações Eucarísticas existem?
» LEIA A RESPOSTA
24. O Ministro da Eucaristia e a Imposição de Cinzas
 
PERGUNTA: O Ministro da Eucaristia deve fazer a imposição das cinzas ao doente quando levar a Eucaristia?
» LEIA A RESPOSTA
23. Alteração de nome na certidão de batismo
 
PERGUNTA: Há dez anos, fiz, judicialmente, a retificação de registro cível que permitiu a mudança do meu nome em todos os meus documentos. Agora, vou casar e, para a cerimônia religiosa, necessitaria a certidão de batismo. Já fui a Paróquia da minha cidade com toda a documentação, mas a Paróquia não permitiu a alteração do nome. A Paróquia em que pretendo casar também não aceita a certidão com o nome anterior, já que os documentos foram recolhidos. Gostaria de uma orientação, pois não quero casar apenas no civil.
» LEIA A RESPOSTA
22. Concílio infalível x Concílio pastoral?
 
PERGUNTA: Qual a diferença entre concílio infalível e concílio pastoral?
» LEIA A RESPOSTA
21. 4 Padrinhos de Batismo
 
PERGUNTA: Gostaria de saber se na igreja católica existe a possibilidade de ter dois casais de padrinhos de batismo?
» LEIA A RESPOSTA
20. Batizar duas vezes
 
PERGUNTA: Já batizei meu filho sem o consentimento do pai. Agora ele quer batizar novamente com outros padrinhos. Posso Batizar meu filho duas vezes?
» LEIA A RESPOSTA
19. Existem anjos?
 
PERGUNTA: Uma das primeiras orações que aprendemos quando criança é a Oração do Anjo da Guarda ("Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador..."). Conforme vamos crescendo vamos nos distanciando dos anjos ou, pelo menos, das informações que temos sobre anjos. Recentemente, presenciei uma discussão entre dois amigos sobre a existência ou não de anjos. Um, dizia que os anjos existem e estão por aí nos "guardando e nos protegendo" e que muitos, ainda, estão em forma de seres humanos e nem desconfiamos que são anjos. Outro, dizia que, se anjos realmente existirem, não estão por aqui não... Devem estar "lá junto com Deus". Eu, por minha vez, fiquei quieto, mas intrigado. Anjos existem? Qual é a visão da Igreja sobre anjos e como devemos nos relacionar com eles?
» LEIA A RESPOSTA
18. Casamento entre religiões diferentes
 
PERGUNTA: Há algum tempo namoro um rapaz evangélico e, ultimamente, estamos falando em casamento. Porém, todos os planos dele baseia-se no casamento apenas civil. Sou católica e queria muito casar no religioso, mas parece que é meio incoerente. Ele até concorda em casar na igreja católica, mas já avisou que, se precisar, não vai fazer curso de noivos porque o curso é direcionado para os católicos e ele não é. Como devo proceder? É possível eu me casar com ele nessas condições?
» LEIA A RESPOSTA
17. Batismo - Divorciados podem ser Padrinhos
 
PERGUNTA: Sou Batizado e tive a honra de ser chamado para batizar meu sobrinho. Descobri que como sou divorciado não poderia batizá-lo. Isso é verdade?
» LEIA A RESPOSTA
16. Batismo - Quem pode ser padrinhos?
 
PERGUNTA: Pode o casal de irmão batizar o sobrinho? E se for casal de namorados pode batizar primo, ou sobrinho, alguma criança ou a Igreja Católica "obriga" que sejam casados na igreja? Namorados que freqüentam a igreja podem ou não ser padrinhos de batismo?
E de consagração, é só uma pessoa ou pode ser um casal?
» LEIA A RESPOSTA
15. Batismo - Troca de Padrinhos
 
PERGUNTA: Não concordo em não poder anular os padrinhos da minha filha. Eu me arrependi e agora ela é quem sofre por não ter padrinhos que realmente a ame.
Não quero anular o batismo, mas sim trocar de padrinhos.
» LEIA A RESPOSTA
14. Vida Religiosa x Casamento
 
PERGUNTA: Gostaria muito de entrar para a vida religiosa, ser padre ou monge, mas queria fazer a experiência do namoro antes. Acabei, em menos de 1 ano, me casando. Agora estou profundamente arrependido de ter me casado, apesar de ter uma boa esposa. O que fazer? Estou angustiado... parece que eu traí o que Deus queria pra minha vida...
» LEIA A RESPOSTA
13. Funeral
 
PERGUNTA: Como ocorre um funeral e qual os significados dos 7 palmos no chão e etc. etc. etc.?
» LEIA A RESPOSTA
12. Sacrário
 
PERGUNTA: Na casa da minha vó tem uma capela. Pode ter um Sacrário nesse local?
» LEIA A RESPOSTA
11. Divórcio e Comunhão (II)
 
PERGUNTA: Eu Sou uma pessoa que aceita as regras. Mas como vou buscar minha salvação se não posso comungar? As pessoas que se divorciaram irão direto pra o inferno? Porque todos os pecados tem perdão menos esse?
» LEIA A RESPOSTA
10. Missa de Sétimo Dia (II)
 
PERGUNTA: Eu gostaria de saber qual é o dia certo para realizar uma missa de sétimo dia. Por exemplo: se a pessoa morreu em uma quarta-feira, o certo é na próxima terça ou quarta?
» LEIA A RESPOSTA
09. Cancelar o registro de batismo e Excomunhão
 
PERGUNTA: Qual o método mais rápido? Como faço para ser excomungado ou retirar meu nome do livro de Batismo?
» LEIA A RESPOSTA
08. Dúvidas de um Ministro Evangélico
 
PERGUNTA: Milito na Igreja Protestante há 20 anos. De uns tempos para cá, desde que li sobre a vida do bem-aventurado Damião de Molokai, Madre Teresa de Calcutá e outros, estou questionando minha fé. A Declaração Dominus Iesus afirma que fora da Igreja Católica não há salvação. O que devo fazer...? (Um MINISTRO EVANGÉLICO, 11/08/2008)
» LEIA A RESPOSTA
» Leia a pergunta na íntegra.
07. Batismo sem o consentimento de um dos pais
 
PERGUNTA: Um casal está separado e a mãe, extremamente perversa, batizou a filha sem o pai saber. Ele já havia feito curso e aguardava o batismo.O que pode ser feito já que o legítimo pai não participou do sacramento, nem pôde escolher os padrinhos de comum acordo? O batismo pode ser dado como NULO?
» LEIA A RESPOSTA
06. Comunhão Espiritual
 
PERGUNTA: Como viver outros tipos de comunhão, como comunhão espiritual, para casais que vivem a segunda união?
» LEIA A RESPOSTA
05. Divórcio, 2º Casamento e Comunhão
 
PERGUNTA: Pelo amor de Deus, respondam a minha pergunta!
Eu gostaria de saber se uma mulher solteira pode se casar com um homem que já foi divorciado? Esse é o meu caso...
» LEIA A RESPOSTA
04. Divórcio e Comunhão (I)
 
PERGUNTA: Faz alguns anos que desfiz meu casamento. Sou do tempo em que se dizia que comungar em pecado faz o "Corpo de Cristo" sangrar na boca. A missa para mim nunca mais foi a mesma. Nunca mais comunguei. Cada um fala uma coisa... E o senhor, o que pode me dizer?
» LEIA A RESPOSTA
 03. Anulação do Batismo
 
PERGUNTA: Eu Gostaria de saber se o Batizado pode ser anulado. Quando os padrinhos não têm contato com a criança e não fazem e nunca fizeram nenhuma questão de serem padrinhos... o Batismo pode ser anulado?
» LEIA A RESPOSTA
02.
Casamento entre religiões diferentes
 
PERGUNTA: Como proceder para realizar um casamento quando um dos noivos é católico e o outro não tem religião? Se a pessoa sem religião optar por converter-se como isso pode acontecer?
» LEIA A RESPOSTA
01. Missa de Sétimo Dia (I)
  PERGUNTA: Qual o significado da Missa de Sétimo Dia?
» LEIA A RESPOSTA
   
  Faça a sua Pergunta