00/00/00
Sobre mimArtigosLivrosGaleriaFale comigo Perguntas e RespostasMais
21
 
Posso ter 4 padrinhos de Batismo?

Antes de engravidar, meu esposo prometeu dar o primeiro filho para sua irmã e primo para batizar, e então tivemos várias discussões sobre o assunto por não ter conversado comigo antes, mas não tenho como anular com os convidados, se tornou uma situação desagradável. Gostaria de saber se na igreja católica existe a possibilidade de ter dois casais de padrinhos de batismo?

 

O que a Igreja exige para batizar uma criança é que haja um padrinho ou uma madrinha. Com o passar do tempo tornou-se tradição escolher um casal para apadrinhar. Neste caso, eles precisam estar em dia com a Igreja (serem casados e viverem em harmonia; serem católicos, pessoas atuantes na comunidade; pessoas idôneas, etc.).

Quanto a ter dois casais de padrinhos, isso não é prática em nenhuma paróquia. O que você pode fazer é escolher um dos casais para serem padrinhos de “consagração”. O que é isso? É um ato devocional que poderá ser feito após o rito sacramental. Porém, destaco que esse ritual não é sacramento, mas apenas um ato devocional. A criança poderá considerar os padrinhos de consagração como se fossem seus padrinhos de fato, mas seus nomes não constarão nos livros de registro da paróquia.

Quero lembrar ainda que, apesar de se ter usado o termo “consagração”, ele não é o mais correto. Isso porque o batismo é a verdadeira consagração, mas para satisfazer necessidades afetivas e devocionais convencionou-se usar esse rito devocional para agradar ambas as partes.

Veja se isso é comum na sua paróquia e proponha a um dos casais essa modalidade de apadrinhamento. Caso contrário, não é possível ter dois casais de padrinho. Via das dúvidas, converse com seu pároco. Ademais, esteja atenta e verifique antes se os padrinhos oficiais que você escolheu estão de acordo com as orientações da Igreja. Estes esclarecimentos você poderá obter na secretaria paroquial de sua paróquia.

 
Pe José Carlos Pereira, CP
Gostou dessa resposta? CLIQUE AQUI e deixe seu comentário, sua opinião e o seu ponto de vista sobre esse assunto ou CADASTRE-SE para receber as novidades no seu e-mail.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sobre mim · Artigos · Livros · Galeria · Fale comigo · P&R · Mais...

Copyright · Pe José Carlos Pereira · Todos os direitos reservados.
Cadeso Comunicação