00/00/00
Sobre mimArtigosLivrosGaleriaFale comigo Perguntas e RespostasMais
36
 
Padrinhos de Consagração

Meus filhos, um de quatro e uma de dois anos, já foram batizados. Porém, não tiveram padrinhos de consagração. Como posso fazer para oficializar isso? Existe essa possibilidade?

 

Sim, existe essa possibilidade, mas antes gostaria de esclarecê-la sobre esse assunto. A consagração a qual você se refere é um ato devocional e, portanto, opcional. O certo é que toda criança que recebeu o batismo já foi consagrada porque o batismo é, por si, um ato de consagração e os padrinhos de batismo de seus filhos já são também os padrinhos de consagração. No entanto, existe na devoção popular, a crença de que a criança deve também, no dia do batismo, ser consagrada a um santo ou a Nossa Senhora. Esse rito devocional, muito em voga no nordeste do Brasil, não faz parte do ritual do batismo e nem do sacramento. Mas há paróquias que o tem apenas para satisfazer, devocionalmente, seus fiéis. O fato de você não ter feito, no dia do batismo dos seus filhos, esse ato devocional chamado “consagração”, não quer dizer que seus filhos não receberam, por completo o batismo. Por ser ele devocional, esse é um ritual que você poderá fazer em qualquer época da vida, quando desejar. Converse com o pároco de sua paróquia e diga que você gostaria de fazer a consagração de seus filhos. Há paróquias que no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, promovem junto com a liturgia desta solenidade, a cerimônia de consagração a Nossa Senhora. Nesse dia você poderá fazer a consagração dos seus filhos, com ou sem padrinhos, como você preferir. Mas não se esqueça: esse ato, ou ritual, é devocional, não é sacramento e, portanto, fica a critério do pároco, ou de quem faz a vez dele, praticá-lo ou não em sua paróquia.

 
Pe José Carlos Pereira, CP
Gostou dessa resposta? CLIQUE AQUI e deixe seu comentário, sua opinião e o seu ponto de vista sobre esse assunto ou CADASTRE-SE para receber as novidades no seu e-mail.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sobre mim · Artigos · Livros · Galeria · Fale comigo · P&R · Mais...

Copyright · Pe José Carlos Pereira · Todos os direitos reservados.
Cadeso Comunicação