00/00/00
Sobre mimArtigosLivrosGaleriaFale comigo Perguntas e RespostasMais
126
 
O papel da madrinha de consagração

Fui convidada para ser madrinha de consagração. Explique-me, por favor, qual o papel da madrinha de consagração na vida da criança?

 

A consagração é, na verdade, um ato devocional. O papel da madrinha de consagração é, portanto, um papel simbólico, no sentido de cuidado espiritual. É aquela pessoa que assume, neste ato, rezar pela criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, a exemplo de Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” para esta criança. Mãe espiritual. Vale lembrar que a Consagração da criança a Nossa Senhora, por exemplo, não é sacramento. Não sendo sacramento, não há o mesmo rigor do batismo. Assim sendo, quem assume ser madrinha de consagração, assume, devocionalmente, os cuidados espirituais dessa criança, mas não se exige dela os mesmos critérios que se exige dos padrinhos de batismo. Além disso, a criança pode ser consagrada quantas vezes seus pais desejarem. A consagração, neste caso, funciona como uma bênção. É bom não confundir a consagração a Nossa Senhora com o batismo da criança. São duas coisas bem distintas. O batismo é a verdadeira consagração, o resto são atos da piedade popular, da devoção que tem o seu valor, mas não é algo imprescindível como é batismo.

 
Pe José Carlos Pereira, CP
Gostou dessa resposta? CLIQUE AQUI e deixe seu comentário, sua opinião e o seu ponto de vista sobre esse assunto ou CADASTRE-SE para receber as novidades no seu e-mail.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sobre mim · Artigos · Livros · Galeria · Fale comigo · P&R · Mais...

Copyright · Pe José Carlos Pereira · Todos os direitos reservados.
Cadeso Comunicação